Todo cidadão brasileiro deve ter o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O documento é muito importante e atualmente é utilizado para inúmeros fins, como para declarar o Imposto de Renda, para contratação de serviços e até mesmo para identificação.
Qualquer cidadão residente no Brasil ou no exterior pode ter o CPF. Além disso, não há idade mínima para a emissão do documento, os recém-nascidos, por exemplo, já podem ter a inscrição ativa no banco de dados.
Vale lembrar que o CPF possui um número único para cada cidadão, sendo impossível ter alguém com os mesmos dígitos. Confira a documentação necessária para tirar o documento a seguir:
Para pessoas com 16 a 17 anos de idade é preciso:
Para menores de 16 anos de idade é preciso:
Para os demais casos de representação legal:
Inicialmente será necessário preencher o formulário disponibilizado pela Receita Federal. Caso o preenchimento seja por meios remotos, será emitido um protocolo de atendimento. Basta apresentar este número à Receita e encaminhar os documentos necessários.
Contudo, devido a pandemia da Covid-19, a documentação deve ser enviada por e-mail ao seguinte endereço eletrônico conforme sua região:
Por fim, é importante informar que o CPF não é mais emitido no cartão azul como antigamente. Agora, a inscrição pode ser comprovada por meio do aplicativo CPF Digital, disponível para Android e iOS.