Proprietários de veículos estão preocupados devido as fortes chuvas nos últimos dias. Isso porque, infelizmente os desabamentos de água têm deixado os condutores muitas vezes ilhados em enchentes ou sem que o limpador de para-brisa consiga vencer a quantidade de água da chuva.
Veja também: Caixa Tem: Tutorial de como antecipar o saque do FGTS via aplicativo
Pensando nisso, o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis, Denis Marum, dá dicas de algumas ações preventivas que devem ser tomadas para não deixar o condutor em perigo ou danificar o automóvel.
“Só no meio do temporal, percebemos que era necessário trocar a palheta do para-brisa ou a bateria, porque há sobrecarrega com a parte elétrica acendendo as lanternas, ar condicionado, desembaçador traseiro e o rádio para saber qual melhor alternativa de trânsito. Todos os motoristas devem checar esses itens, mas os que têm carros com mais de dois anos devem ter cuidado especial para o estado da bateria”, alerta.
“Não enfrente a enchente achando que pode ultrapassá-la. Como os veículos têm os comandos elétricos, é muito fácil o carro dar pane e você ficar no meio da água”, explica Marum.
Caso esteja em um congestionamento e a água suba rápido, procure:
Para os condutores que tiveram seus veículos alagados, é preciso ser rápido na manutenção interna, principalmente do motor. “Depois de enfrentar a enchente, o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão a perda e a desvalorização serão ainda maiores”, completa Marum.