Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são identificados por um número específico. O código é composto por uma sequência de 10 dígitos, e muito importante para consultas do benefício, como a data de pagamento. Veja como encontrá-lo a seguir.
De modo geral, é possível encontrar o número na carteira de concessão do INSS. No entanto, existem outras formas de consultar a informação, veja:
Pelo CPF no site Meu INSS:
Lembrando que quem ainda não é beneficiário só conseguirá acessar o número quando o INSS confirmar o benefício e emiti-lo.
Pelo aplicativo Meu INSS
Pela Central de Atendimento 135
Nesta opção, basta fazer uma ligação e informar o número do CPF, depois confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e proteger seus dados.
O atendimento da Central de Atendimento está disponível de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. Contudo, é importante lembrar que as ligações realizadas por telefones fixos ou públicos, não tem custo. No entanto, as ligações feitas por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local.
O empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá a margem aumentada para 45%. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no início deste mês,
No entanto, até o momento, os segurados não conseguem consultar os valores que poderão ser comprometidos com o empréstimo do instituto. De acordo com as informações, o extrato está passando por uma atualização para acrescentar os 5% da margem. A previsão é as consultas já possam ser realizadas normalmente em setembro.
Dos 45% da margem, 35% seguem exclusivamente para empréstimos, financiamentos e arredondamentos mercantis, enquanto os 5% são destinados para gastos com cartão de crédito consignado.
No entanto, agora com o acréscimo de 5%, os segurados poderão utilizar para despesas e saques com o cartão consignado.
Para consultar o extrato do INSS é bem simples, pois todo o procedimento pode ser feito remotamente. Confira abaixo o passo a passo: