Dicas Incríveis

Saiba como acabar com infestação de cupim

Lidar com infestações de insetos em casa é trabalho que requer atenção. E com o cupim não é diferente. O bichinho, mesmo pequeno, pode causar, então, muitos prejuízos para quem tem móveis de madeira, livros ou papéis. Isso porque eles se alimentam dessas estruturas, corroendo e destruindo diversos itens do lar. Por isso, eliminá-los assim que a presença deles é notada nas residências é uma verdadeira necessidade. Mas você sabe como enfrentar esse inseto? O Dicas Incríveis separou algumas alternativas para driblar esse problema. Saiba como acabar com infestação de cupim aqui, agora, no Dicas Incríveis

Curiosidades sobre o cupim

Antes de saber como acabar com infestação de cupim, vamos te apresentar, então, algumas curiosidades da praga que tira o sono de muita gente. 

Há diversas espécies de cupim na natureza. E acreditem: dependendo do tipo, o inseto pode corroer até concreto. Esses animais servem para ajudar a aerar o solo e a decompor matéria orgânica, tornando, então, as florestas mais férteis. Porém, essa utilidade perde o sentido na zona urbana. 

Dentre as espécies de cupins, existem os de solo, que constroem o ninho abaixo do nível do chão, em locais úmidos. Por isso, um canteiro de obras pode ser o território ideal para eles. Logo, o inseto pode infestar um prédio antes mesmo da construção ficar pronta.

Esse cupim pode, ainda, percorrer fiações elétricas causando o risco de curtos-circuitos na rede. Em casos de maiores proporções, pode, então, gerar incêndios. 

Já os famosos cupins de madeira são, de fato, uma praga resistente. Eles preferem a maciez de madeiras como pinho. Porém, não impedem o ataque a madeiras duras, resistentes e de alto valor comercial, as chamadas madeiras de lei. 

Sendo assim, todos os tipos de madeiras são vulneráveis ao ataque dos cupins. O mesmo vale para compensados, que passam por processos de imunização antes de saírem da fábrica, já que esses tratamentos têm vida útil limitada.

Veja como acabar com infestação de cupim – Reprodução Freepik

Saiba como acabar com infestação de cupim

Agora que você já aprendeu algumas curiosidades sobre o cupim, fica mais fácil traçar estratégias para driblar a presença do inseto. Confira, então, as dicas e saiba como acabar com infestação de cupim. Veja:

Focos de umidade

Você deve estar atento quanto aos focos de umidade na sua casa, já que este é um condicionante para o aparecimento desse inseto. Sendo assim, o primeiro passo é identificar se há umidade no local e repará-la. Certifique-se, por exemplo, de que o encanamento da sua residência tenha algum vazamento. Outra dica é direcionar a água para longe das extremidades da casa. Goteiras também podem se transformar em um verdadeiro foco para cupins. 

Vinagre com água

Uma misturinha caseira pode ajudar a eliminar o inseto na madeira. Ela é composta por água e vinagre. Depois de encontrar o foco do cupim, aplique a solução no local para tirar a infestação do móvel em questão. Além de matar os cupins, a mistura caseira é capaz de prevenir a chegada de outros para recolonizar o local.

Inseticida

Os inseticidas funcionam bem para eliminar os cupins, assim como os demais insetos comuns no convívio com o lar. O produto pode ser uma ótima solução para acabar com a ação dos bichinhos. Nesse caso, vale apostar em inseticidas líquidos para garantir um resultado mais eficaz. Leia as informações de aplicação na embalagem e aplique na região em que os cupins estejam. 

Descupinização

Em casos de infestação intensa, recorra ao procedimento de descupinização. A “dedetização de cupim” pode ser feita, então, de duas maneiras: injeção focal e pulverização.

Na injeção focal, aplica-se a substância nos locais escavados pelos cupins. O produto chega até o núcleo do ninho, eliminando, então, os focos de infestação. Esse é o método recomendado para tratar móveis de luxo e outras peças delicadas.

Nos casos em que estruturas maiores estejam comprometidas, o ideal é a realização de pulverização. Esse procedimento requer a retirada do local por 24 horas para evitar a intoxicação dos habitantes.

Vale destacar, então, que esses procedimentos devem ser feitos somente por profissionais especializados. 

Faça uma verificação periódica

Se a sua casa já registrou infestação pelo cupim, faça uma verificação anual para evitar que o problema se repita. Faça inspeções nos móveis, janelas e portas, além de outros espaços que possam atrair o inseto. Assim, você poderá combatê-lo de forma mais rápida. 

Anotou as dicas? Saiba como acabar com infestação de cupim com essas sugestões e fique livre desses bichinhos.