Quer saber se sua cidade no Sul será atingida com uma grande onda de calor nessa semana? Nesse período do ano, a região sul sofre com picos de elevação de temperatura. Diante disso, o INMET emitiu alerta de calor intenso no Sul do Brasil, então se você mora nessa área, proteja-se.
Saiba mais sobre os climas do Brasil
Por ser um país extenso, com mais de 8.500.00 Km² de área, o Brasil se encontra sendo o maior país da América Latina e um dos maiores do mundo. Com essa grandeza, os elementos físicos tem maior expressividade, como biomas diversificados, desde a Amazônia até o Cerrado. Mas, sobretudo, os múltiplos climas são extremamente singulares, sendo isso uma das causas para o alerta de calor Intenso no Sul.
O Brasil apresenta diversos tipos de climas, sendo os principais: o semiárido, o equatorial, o tropical de altitude, o tropical atlântico e o subtropical.
O clima não é delimitado as regiões do Brasil, como Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul. Na verdade, dá para ver sua atuação em determinadas áreas, portanto é fácil de notar um padrão nesses locais.
Portanto, seguindo a lógica dos trópicos, da latitude e da altitude, a maior parte da região Sul do Brasil, que apresenta verões quentes e invernos frios, tem uma grande amplitude térmica no ano. Diante disso, não é difícil se alarmar com um período de calor intenso no Sul do Brasil.
Mas de qualquer modo, a prevenção é importante. Sendo assim, se você estiver na região a qual o INMET emitiu alerta de calor intenso, proteja-se.
Como o verão implica no calor do Sul do Brasil
O verão é considerado a estação mais quente do ano. Isso porque, nesse período, há uma maior exposição do Sol no hemisfério Sul (no caso do Brasil). Desse modo, tendo assim dias maiores e noites menores. Além disso, há maior constância dos raios solares na Terra. Portanto, com isso, a temperatura sofre uma elevação, gerando assim alertas de calor intenso em diversos lugares, como no Sul do Brasil.
Nesse caso atual, o calor é intensificado, pois a região é afetada por uma massa de ar, que é a Massa Tropical Continental (mTc). Em suma, ela atua durante o ano inteiro nas regiões Centro-Oeste e Sul, mas perde força no período do inverno. Trata-se de uma massa quente e seca.
Devido a essa união de fatores, o INMET emitiu um alerta de calor intenso na região Sul do Brasil. Então, você que pode se prevenir do calor para evitar insolação, proteja-se.
Confira as cidades com alerta de calor Intenso no Sul do Brasil
Como a temperatura se elevará 5°C acima da média por quase uma semana, é preciso estar preparado, principalmente após o INMET emitir um alerta de calor Intenso no Sul do Brasil.
Diante disso, aqui está a lista de cidades que estarão com a previsão do grande calor, principalmente no estado do Rio Grande do Sul:
Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Três Passos, Bagé, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Alegrete, Santo Ângelo, Passo Fundo, Vacaria, Canela, Panambi, Cruz Alta, São Francisco de Assis, Santa Maria, São Pedro do Sul, Horizontina, Lagoa Vermelha, Getúlio Vargas, Candelária, Rio Pardo, São Sepé, Caçapava do Sul, dentre outras cidades que estão majoritariamente na parte Oeste do estado do Rio Grande do Sul, pegando pouquíssimas cidades de Santa Catarina.
Em suma, para quem mora na área serrana, sudoeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense e Centro Oriente Rio-grandense, fique atento a onda de calor intenso.
Para você que não sabe o que fazer para manter-se bem num período de calor intenso, aqui vão umas dicas para te auxiliar.
Como se preparar para o calor Intenso
Como INMET emitiu um alerta de calor intenso no Sul do Brasil, aqui estão umas dicas para você sobreviver a essa onda de calor excessivo com maior tranquilidade e sem afetar a sua saúde. Por isso, confira a lista de 7 dicas para se manter bem e refrescado durante um período de elevação das temperaturas.
- Evite beber bebidas quentes e refeições pesadas, pois podem provocar aumento do calor no organismo;
- Ingira muitos líquidos e com frequência;
- Proteja-se com chapéus e/ou sombrinhas;
- Reduza a exposição solar nas horas de maior calor;
- Sempre que possível, mantenha o ambiente climatizado;
- Evite bebidas alcoólicas ou muito açucaradas;
- Por fim, reponha sais e minerais.
Diante disso, você agora está preparado para sobreviver ao calor intenso no Sul do Brasil.