Os ruídos na comunicação são verdadeiros vilões da produtividade. Com eles, é possível que você não compreenda a mensagem que recebe, ou a outra pessoa pode entender errado e, mais tarde, esse desentendimento refletir em um impacto em algum trabalho importante.
Abaixo, portanto, apontamos as características desses ruídos para que você possa saber mais sobre o assunto. E assim, impedir que esses ruídos atrapalhem o seu trabalho e relações.
Os ruídos na comunicação são interferências que podem aparecer na transmissão de uma mensagem. É como se fosse algum tipo de, literalmente, “ruído”, que fosse capaz de impedir que a mensagem enunciada fosse escutada corretamente.
Esse ruído pode acontecer de diversas formas, e não está atrelado apenas aos sons propriamente ditos. Mas sim, questões fisiológicas (como fome, cansaço), questões psicológicas (como preocupações), entre outras possibilidades, pode ser vistas como ruídos na comunicação.
Ao transmitir uma mensagem importante, precisamos que o outro compreenda o que estamos querendo dizer. Quando há ruídos nessa comunicação, as chances de haver má interpretações são grandes.
Agora, traga isso para o campo da produtividade e do trabalho. Se você solicita algo a alguém, mas a pessoa compreende errado, ela pode executar a tarefa de uma maneira errônea. Mais tarde, infelizmente, ela estará diante da necessidade de retrabalho.
Esse retrabalho automaticamente fará com que o resultado demore mais do que o esperado. Como consequência, a produtividade cai.
O primeiro passo é cuidar de tudo que está em volta da comunicação. Afinal, só assim poderemos quebrar o ciclo de ruídos. Abaixo damos algumas sugestões nesse sentido:
Lembre-se de que os ruídos na comunicação sempre aparecem. Eles estão ali, especialmente quando estamos desatentos a nossa comunicação.
Por isso, sempre avalie a sua forma de se comunicar, para assim evitá-los. E, dessa forma, garantir que a sua mensagem seja enviada adequadamente.