Para termos uma rotina de trabalho eficaz é preciso pensar sobre a nossa organização, produtividade e o nosso foco. Assim, conseguiremos estipular estratégias de melhorias que sejam realmente eficientes e tragam bons efeitos. E para lhe ajudar neste sentido, trouxemos diversas dicas para você começar a pôr em prática hoje mesmo. Acompanhe e entenda.
Comece a pensar em uma forma simples de ter uma rotina de trabalho eficaz: observando os seus momentos “livres”. Comece a pensar em quanto tempo você pode estar “perdendo” no cotidiano, sem se dar conta disso. Um exemplo seria o tempo dentro do transporte público ou dirigindo.
Agora, mensure quanto tempo por dia você passa por isso. Trinta minutos? Uma hora? Reflita. E, por fim, analise o quanto você poderia ouvir ou aprender durante esse tempo. Assim, você pode começar a incluir atividades nesses períodos e, dessa forma, otimizar o seu tempo.
Vale ouvir áudio livros ou podcasts e, caso você use transporte público, que tal ler um livro ou organizar o check-list do dia? Pense sobre isso!
Nunca, em hipótese alguma, tente fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Isso apenas prejudicará o seu rendimento e fará com que o seu desempenho no trabalho seja minimizado. Sendo assim, comece a estabelecer blocos de tempo para cada tarefa, de maneira separada.
Assim você consegue focar muito mais no que está fazendo e é capaz de aumentar o seu rendimento, já que o seu cérebro não terá que alternar a atenção entre uma coisa e outra.
Na hora de estabelecer as suas metas diárias, lembre-se de permitir um pouco de flexibilidade no seu dia a dia. Embora possamos nos organizar com antecedência, os imprevistos podem aparecer. E para que você não tenha que “atropelar” o resto da rotina de trabalho, sempre permita que algum período do dia seja mais “livre”.
Caso nada de novo aconteça, use esse tempo para organizar o dia seguinte ou adiantar alguma tarefa importante.
Para se ter uma rotina de trabalho eficaz é preciso saber quais são as suas prioridades no dia, na semana e no mês. Sem esse conhecimento, tudo pode parecer confuso, e mesmo que você produza muito em um dia, a sensação que se tem é de que não se saiu do lugar. Portanto, anote e tenha sempre na altura dos seus olhos quais são as suas prioridades.
Por fim, procure observar a sua mesa, a sua cadeira e o seu espaço de trabalho como um todo. Acredite, a limpeza, a organização e a ergonomia desses móveis pode transformar a sua rotina no trabalho. Afinal, quando estamos confortáveis, a tendência é que tenhamos um melhor rendimento no dia a dia.
Por isso, procure sempre manter tudo organizado e limpo e, caso sinta que a sua cadeira é desconfortável, vale solicitar algo mais apropriado para a sua carga de trabalho.