Conseguir romper o ciclo da procrastinação é difícil. Muitas vezes, parece que a procrastinação nos vence e não conseguimos sair do lugar. No entanto, algumas medidas podem começar a mudar esse cenário na sua vida.
Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre elas!
O ciclo da procrastinação costuma ser bem repetitivo. As pessoas normalmente seguem esses passos:
Se você se identifica com esse grupo de pessoas, veja agora algumas práticas que podem evitar esse tipo de problema:
O primeiro passo é saber identificar a procrastinação. Quais são os gatilhos por trás do ciclo? O que costuma fazer você procrastinar?
Este passo costuma ser bem difícil, porque nem sempre temos real consciência do que está atrapalhando a nossa rotina de tarefas.
Sendo assim, tire um tempo para pensar no que você foi fazer quando a procrastinação apareceu: respondeu uma mensagem que poderia esperar? Foi comer? Assistiu a um vídeo? Pense sobre isso.
Depois que você conseguir identificar os gatilhos do problema, é hora de romper o ciclo da procrastinação! Para isso, afaste-se desses gatilhos e crie um cenário no qual eles fiquem cada vez mais longe de você.
Se você sempre tem um “apetite” na hora de executar uma tarefa, regre os seus horários para se alimentar e não deixe comida à vista na hora de fazer algo importante.
Se você sempre perde tempo no celular, deixe-o desligado enquanto estiver estudando ou trabalhando. Porém, se você trabalha com o celular em mãos, certifique-se de tirar as notificações de apps desnecessários.
Antes de começar uma tarefa “monumental”, divida-a em passos. E sempre que começar um passo, foque apenas nele. Não fique mentalizando a próxima etapa, pois isso gera ansiedade e pode fazer com que você desista de tudo.
Você tem prioridades? Se ainda não, este é um bom momento de pensar sobre o assunto. Afinal, para romper o ciclo da procrastinação é preciso ter uma lista de tarefas que se baseie em prioridades. Assim você cumpre primeiro o que é mais importante, e depois vai executando tarefas mais simples.
Delegue tarefas que estão atrapalhando a sua organização e a sua execução de atividades. Isso é fundamental para impedir que você tente abraçar o mundo e acabe não fazendo nada. Organize-se!