Todos nós sabemos que muitos vestibulares abordam com grande frequência questões sobre os mais variados aspectos da Roma Antiga em suas provas de história geral. Isso acontece principalmente devido à importância desse tema para a humanidade.
Para que você saiba como o assunto é abordado no vestibular e, dessa forma, possa se preparar melhor, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão sobre a Roma Antiga.
(UEM – 2017) Leia o fragmento a seguir e assinale o que for correto, considerando também conhecimentos sobre a expansão do Império Romano.
“A expansão territorial romana é revestida de características próprias que a diferenciam dos processos de expansão dos outros povos da Antiguidade. Foi um fenômeno de longa duração, com ritmos de intensidade variada, que se estendeu desde o século V a.C. até o século II d.C., com as campanhas militares de Trajano. Roma atingiu, sob esse imperador, a extensão máxima de seu império, através da anexação da Dácia, da Armênia, da Mesopotâmia e da Arábia”.
A questão do vestibular da UEM (Universidade Estadual de Maringá) aborda um tema muito importante: o caráter expansionista do Império Romano.
As alternativas 02, 04 e 08 estão corretas. Podemos afirmar que a alternativa 01 está incorreta porque sabemos que o expansionismo do Império Romano não se limitou ao continente europeu, como o próprio texto afirma, já que os romanos dominaram partes da Ásia e partes da África.
A alternativa 16 está incorreta porque as Guerras Púnicas aconteceram entre cartagineses e romanos, e não entre etruscos e romanos. Ainda, Roma venceu as Guerras Púnicas, ao contrário do que se afirma na alternativa em questão.