Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 têm até as 23h59 desta segunda-feira (13) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar divulgado na última terça, dia 7 de setembro.
Também é possível contestar o padrão de resposta esperada para a prova discursiva. De acordo com o Inep, os recursos devem ser enviados por meio do Sistema Revalida.
A banca corretora do exame deve avaliar cada um dos pedidos. No entanto, nesta fase, o Inep não irá responder a cada recurso individualmente. De acordo com o cronograma do Revalida 2021, o órgão deve publicar os gabaritos definitivos em 26 de outubro.
Também no dia 26 de outubro, o Inep irá divulgar os resultados das provas objetivas e discursivas. Os recursos serão recebidos até o dia 1º de novembro.
O resultado final da 1ª etapa do exame está previsto para o dia 19 de novembro, após a análise dos recursos. Os candidatos aprovados na 1ª fase poderão realizar a 2ª fase, que conta com a prova prática de habilidades clínicas.
O Revalida é um exame obrigatório para todos os médicos que cursaram medicina fora do Brasil e desejam exercer a profissão no país, de acordo com a Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011.
O Inep aplicou as provas da 1ª fase do Revalida 2021 no dia 5 de setembro. Em conformidade com o edital, os candidatos responderam a duas provas, uma objetiva (P1) e outra discursiva (P2). A prova objetiva contou com 100 questões de múltipla escolha, enquanto a discursiva foi composta por 5 questões.
Segundo a autarquia do MEC, dos 13.744 inscritos, 11.846 médicos fizeram as provas. Portanto, a primeira etapa contou com 86,2% de presentes. A aplicação aconteceu em 8 capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Pism 2022: UFJF oferta mais de 2.300 vagas em cursos de graduação.