Independente do motivo pelo qual você deseja retomar a faculdade, é preciso um certo planejamento para lidar com a ansiedade do novo. Afinal, quem para de estudar por motivos de força maior, sabe que a procrastinação pode surgir e, além disso, o receio de retomada pode ser bem grande.
Por isso, neste texto nós elencamos uma série de dicas que podem lhe ajudar na sua tarefa de retomar os estudos. Saiba mais acompanhando até o fim!
Primeiramente, gostaríamos de lhe desejar os parabéns! Afinal, você tomou a difícil decisão de retomar a faculdade. Nós sabemos que não é uma decisão simples, e que muitas vezes é preciso lidar com julgamentos por conta disso.
Então, sinta-se orgulhoso da sua atitude! E veja, agora, algumas considerações que podem ajudar você nesta nova fase:
Comece pensando na sua rotina de estudos. Assim você poderá desenvolver um cronograma que lhe traga mais tranquilidade e não lhe deixe sobrecarregado no dia a dia de estudos.
Para isso, saiba quais são as matérias que você irá estudar primeiro, e prepare-se para elas. Veja o conteúdo programático e organize a sua rotina para separar um momento de estudos diários, sem prejudicar o seu bem-estar.
Assim como você deve criar um cronograma de estudos, também deve separar todos os materiais que serão necessários para retomar a faculdade.
Que tal mandar a impressora para o conserto? Ou então, comprar um bom caderno e outros materiais que darão suporte aos seus estudos? Considere isso!
Retome o contato com aqueles colegas que seguiram quando você trancou a faculdade. Assim você poderá tirar as suas dúvidas sobre as novas regras da instituição, quem são os professores, como está a dinâmica de ensino de cada um, e assim por diante.
Dessa forma você consegue diminuir aquela ansiedade que a ação de retomar a faculdade pode provocar.
Dê uma passadinha na instituição. Veja como estão as dependências, a biblioteca, o laboratório de computadores, e assim por diante. Lembre-se de que, muitas vezes, nos sentimos ansiosos e com “medo” por, simplesmente, tratar-se de algo desconhecido.
Por isso, vá até o local antes das aulas começarem, veja tudo que é disponibilizado, tire as suas dúvidas na recepção, e fique por dentro do que for importante.
5. Foque no que está por vir, e não no que passou
Não permita que a sua mente fique minando o seu desejo de retomar a faculdade. Muitas vezes a frustração pode aparecer, sim, por conta de você ter trancado a faculdade no passado. Mas lembre-se de que você tinha os seus motivos, assim como tem as suas razões para recomeçar hoje.
Esse tipo de visão pode lhe ajudar a não se sentir culpado com as suas decisões passadas, além de lhe ajudar a ancorar os seus pensamentos no seu futuro e no que está por vir – afinal, é isso que importa agora.
Boa sorte na sua retomada!