Falta menos de um mês para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com isso, os estudantes se veem obrigados a estudar exclusivamente em casa mesmo na reta final. A maioria dos estados segue com as aulas presenciais suspensas por conta da covid-19. Mas, mesmo após o longo período de ensino remoto, há estudantes que não se adaptaram à rotina de estudos em casa.
Pensando nisso, apresentamos cinco dicas abaixo para ajudar você a manter uma boa rotina de estudos em casa para essa reta final do Enem. Confira!
Em primeiro lugar, nossa dica mais importante é: organize sua rotina. Apesar de muitos estudantes negligenciarem a organização das atividades e dos horários, essa é uma etapa crucial para que a rotina de estudos em casa dê certo. O ambiente doméstico é repleto de distrações, desse modo, ao se organizar, você evitará perder o foco e terá em mente metas bem definidas.
Como mencionado, há muitas distrações em casa, como o sofá confortável em frente à TV, o videogame, os pets, etc. Por isso, evitar as distrações é fundamental para não perder as rédeas nos momentos de estudo. Desse modo, o mais inteligente é se manter longe de aparelhos de som e de vídeo, desligar o celular, ou ainda desativar as notificações.
Outra questão muito importante para conseguir estudar bem em casa é ter uma conversa com os familiares. A maioria dos estudantes mora com pais, irmãos ou responsáveis e nem sempre essas pessoas entendem as demandas de um estudante. Portanto, o ideal é sentar e conversar com essas pessoas sobre seus horários de estudos, informar quando você não pode ser interrompido e pedir silêncio em determinados horários.
Nem todos têm uma sala de estudos, o que seria mais adequado, mas, mesmo sem esse local específico, é possível buscar um bom ambiente para os estudos. Preze por um local bem iluminado, preferencialmente com iluminação natural. Além disso, invista no seu conforto. Estude sempre à mesa, ou sentado junto a uma escrivaninha e tome cuidado com a postura.
Por fim, é preciso lembrar de não se sobrecarregar. É um erro achar que na reta final você vai dar conta de todos os assuntos que não conseguiu estudar durante o ano. Esse é um momento para revisar os assuntos e não para estudar até ficar exausto. Nesse sentido, deixe sempre reservado um tempo de descanso e de diversão. Seu estado emocional tem muita importância no momento de realização da prova.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!