Enem e Vestibular

Resumo de português: tipos de intertextualidade

Tipos de intertextualidade: um resumo completo para as suas provas

A intertextualidade é um tópico muito importante dentro da disciplina de português. Assim, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre os tipos de intertextualidade. Confira!

Intertextualidade: introdução

A intertextualidade é o recurso utilizado para desenvolver um texto com base em outra obra, independente da forma que ela se apresente.

O recurso pode estar explícito ou implícito no texto, estabelecendo um diálogo entre as obras referenciadas.

A intertextualidade explícita faz referência direta a obra mencionada, com elementos de fácil identificação. A implícita, por outro lado, aborda de maneira indireta, sendo preciso uma maior atenção para identificá-la.

Tipos de intertextualidade: descubra quais são eles

Os principais tipos de intertextualidade são:

  • Pastiche: recurso que reproduz traços, estilos e técnicas presentes no texto referência. O intuito da sua utilização não é criticar ou satirizar a base.
  • Paráfrase: a ideia central apresentada é utilizada no texto produzido, mudando estrutura e estilo textual.
  • Paródia: utilizando os recursos da ironia e da sátira, a paródia contradiz o texto referenciado. Geralmente esse recurso é usado para críticas e reflexões acerca de uma temática.
  • Referência: também chamado de alusão, a intertextualidade é feita de maneira indireta, evidenciando fatos secundários do texto-base. Seu objetivo é apresentar sugestões ou fazer alusões a acontecimentos ou personagens.
  • Citação: usado para dar credibilidade ao texto, a citação é uma intertextualidade direta e muito utilizada em trabalhos acadêmicos e textos jornalísticos.

Intertextualidade: diferentes usos

A intertextualidade possui a finalidade de melhorar aa qualidade textual. É uma maneira de apresentar o conhecimento de mundo e em outras áreas, interferindo assim no conteúdo apresentado.

Os benefícios do seu uso são diversos e podem variar de acordo com a área. Em textos publicitários, é um excelente recurso para persuadir através da memória afetiva e da criatividade.