Existem diversas maneiras de usar a palavra “que”. Mas você sabe como fazer esse uso de forma correta?
É muito importante dominar esse assunto, já que ele aparece com frequência em questões de português de provas importantes, como os vestibulares, o ENEM e os concursos públicos.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais usos da palavra “que” para você ter um bom desempenho nas provas. Confira!
Quando o “que” assumir sentido de substantivo, ele terá o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa. Nesse caso, ele vai ser modificado pelo artigo indefinido “um” e será sempre acentuado (quê).
Exemplo: Essa menina tem um quê de mistério.
Quando o “que” for advérbio, ele vai ter como função intensificar os adjetivos e os advérbios. Ainda, ele pode ser substituído por um sentido de quão ou muito.
Exemplo: Que bonita é essa garota que é sua prima!
O “que” como preposição equivale à preposição de, sendo usado em locuções verbais que têm, como verbos auxiliares, ter ou haver.
Exemplo: Tenho que trazer meus pertences até amanhã.
O que como interjeição exprime emoção ou estado de espírito e será sempre exclamativo e acentuado. Pode ser substituído por outra interjeição. (exemplo: nossa)
Exemplo: Quê! Ele veio aqui.
Em frases interrogativas e com função de pronome interrogativo, o “que” não aparece acentuado.
Exemplo: Que você disse ontem.
O uso do que como pronome indefinido parece antes de substantivos em frases exclamativas e pode ser substituído por quanto, quanta, quantos e quantas.
Exemplo: Que beleza havia naquele lugar.
Aparece após o substantivo e pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais.
Exemplo: Achei muito legal a garota que você me apresentou.