Você sabia que questões abordando classes de palavras possuem um histórico de grande incidência em questões de português nas provas de concursos públicos?
Isso mesmo. Dessa maneira, se o seu foco é um concurso público, você deve sem dúvidas dedicar mais atenção às classes de palavras e ao seu uso. Ainda, é muito importante que você entenda como usar as classes de palavras para escrever uma boa redação nas suas provas, como os vestibulares.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com aquilo que você precisa saber sobre as classes de palavras. Vamos conferir!
A Língua Portuguesa dez classes de palavras. Algumas modificam sua forma com o uso, outras não. As classes de palavras podem ser variáveis (quando a alteração de gênero, número, pessoa, tempo e/ou modo), ou invariáveis (quando não é possível ser alterado).
Vamos ver, a seguir, quais são essas classes e os seus usos.
Os substantivos são classificados em próprios, primitivos, derivados, simples, compostos, concretos e abstrato. Eles possuem a função de nomear os seres e denominar ações, elementos socioculturais, emoções e estados.
O artigo possui a função de determinar os substantivos. Eles podem ser definidos e indefinidos.
O adjetivo tem como função caracterizar algo, dando características, estados, qualidade, relação de tempo, espaço e finalidade.
Classe variável, os numerais quantificam e identificam posições. Podendo ser cardinais ou ordinais.
As conjunções são invariáveis e estabelecem a ligação entre palavras ou orações. Podem ser classificadas em subordinativas ou coordenativas.
A preposição é o termo que conecta duas palavras. Ela pode ser invariável.
Os pronomes pertencem a classe de palavras que são variáveis, e são responsáveis por indicar quem, o que ou de quem se fala em um discurso.
Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos ou interrogativos.
Os verbos são invariáveis e expressão ação, estado ou fenômeno.
São divididos a partir da forma (infinitivo, gerúndio e particípio), conjugação (1ª, 2ª e 3ª), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo) e tempo (presente, pretérito e futuro). Podem ser regulares ou irregulares.
Os advérbios são invariáveis e conectam-se ao verbo, adjetivo ou outros advérbios. Possuem a função de expressar algo em relação aquilo que ele está se conectando.
Eles podem adquirir sentido de modo, de intensidade, de afirmação, de negação, de dúvida, de tempo e de lugar.
As interjeições são palavras que funcionam como marcadores de reações, sentimentos e sensações.