A hidrografia é um tópico que aparece com extrema frequência nas principais provas de geografia de todo o país.
Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características do tema. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os rios mais importantes do Brasil. Confira!
O Brasil é um país com uma rica hidrografia, composta por bacias hidrográficas extensas e muito importantes. Dentre as principais, podemos destacar aquelas do Paraná, Amazônica, Uruguai, São Francisco e do Tocantins-Araguaia.
Os rios mais importantes do Brasil se encontram justamente dentro dessa bacias. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.
O rio Tocantins nasce no estado de Goiás e passa pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, desaguando na foz do rio Amazonas.
Ainda, o Tocantins é o segundo maior rio brasileiro, se comportando como um fator extremamente importante para a economia do país.
O transporte de castanhas acontece por suas águas com o escoamento de aproximadamente 15 mil toneladas. Por fim, devemos lembrar que a sua bacia é denominada de Tocantins-Araguaia porque o rio Tocantins encontra o rio Araguaia na região do “Bico do Papagaio”.
O rio Amazonas faz parte da mesma região da rede hidrográfica mais importante do país: o norte brasileiro.
O Amazonas aparece em segundo lugar no ranking dos rios mais extensos do mundo. Ainda, ele percorre mais de 3 mil quilômetros dentro do território brasileiro, criando extensas e importantes vias de navegação e transporte.
O rio São Francisco se localiza na região Nordeste do país, se comportando como o rio mais importante da mesma. A sua nascente está presente no estado de Minas Gerais e auxilia muito a população local que depende do mesmo para sobreviver.
O rio Paraná se encontra na região Sul e é placo de diversas hidrelétricas, como aquelas de Itaipu, Jupiá, Porto Primavera, Mato Grosso do Sul e Ilha Solteira.
Além de ser muito importante para o fornecimento de energia do país, o rio Paraná também é utilizado para transporte e, ao lado do rio Tietê, forma a hidrovia Tietê-Paraná, utilizada para o deslocamento de pessoas e produtos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.