O termo “hidrografia brasileira” é usado para denominar todo o conjunto de recursos hídricos presente no território do Brasil.
O assunto é muito abordado por questões de geografia dentro de diversas provas, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a hidrografia brasileira. Vamos conferir!
Você sabia que o Brasil possui a maior rede hidrográfica do mundo, com 55.457 km²?
As bacias hidrográficas se formam através dos desníveis de terrenos que orientam os cursos da água. Elas são nomeadas através de dois critérios: pelo rio principal, que recebe água de seus afluentes, ou pelo rio que é formado pelo conjunto de afluentes.
O Brasil possui muitas bacias hidrográficas. São elas:
Vamos conferir mais detalhes sobre cada uma das bacias que compõem a hidrografia brasileira a seguir.
Essa é a maior bacia do mundo. Uma característica muito importante é que ela é a única bacia do Brasil que tem sua nascente fora do país: ela nasce no Peru.
A bacia amazônica é importante pois possui um grande potencial hidrelétrico. Ela é também a principal fonte de água para a floresta de mesmo nome.
Essa bacia se forma na parte central do país e segue para a região norte, sendo muito usada para transporte. Atualmente, diversos problemas afetam a qualidade das águas dessa bacia, como a mineração e a agricultura.
A bacia é conhecida pelo sue alto potencial energético, usada principalmente para as grandes usinas do país, como a Usina de Furnas e a de Itaipu.
A Bacia do Uruguai tem potencial hidrelétrico e também é usada para transporte.
A Bacia do São Francisco nasce no estrado de Minas Gerais e segue em direção ao Sertão Nordestino, levando riqueza ao sertão e tornando o solo fértil por onde passa.
O projeto de transposição do Rio São Francisco possui o potencial de melhorar a vida de muitas pessoas, mas ainda não foi feito.
A Bacia do Paraguai possui a sua origem no Centro-Oeste brasileiro e é muito usada para transporte.