A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (23) o processo de consulta ao pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda. Desde as 10h, milhões de brasileiros já podem conferir se foram selecionados para os repasses que estão programados para o próximo dia 31 de maio.
Caso você tenha sido selecionado, não há mais nada o que fazer por agora. Basta esperar até o dia 31 para receber a sua restituição do Imposto de Renda na mesma conta que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda.
Mas se você ainda não foi selecionado para este primeiro lote, o que fazer? Esta é uma dívida que certamente está rondando a cabeça de milhões de cidadãos que não entraram na primeira lista da Receita Federal.
Caso você não tenha sido selecionado para o primeiro pagamento, não há com o que se preocupar. Nesta primeira etapa, o Fisco vai atender apenas as pessoas que se enquadram nas prioridades legislativas. Se você não foi escolhido agora, terá ainda outras quatro oportunidades ainda no decorrer deste ano.
Veja abaixo as datas dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda para este ano de 2024:
Como dito, a Receita Federal está priorizando alguns grupos sociais neste primeiro lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Quem declarou o documento mais cedo, por exemplo, tem mais chances de receber primeiro. Veja a lista de selecionados para esta primeira etapa:
Para saber se você está entre os selecionados para este primeiro lote, basta seguir os passos abaixo:
Caso você esteja entre os selecionados ao recebimento do primeiro lote, não há nada o que fazer. Basta esperar até que o dinheiro seja depositado em sua conta no próximo dia 31. O depósito deverá ocorrer na conta que foi informada pelo próprio contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda.
Quem optou por receber a restituição por meio do Pix, também vai ter o depósito realizado de forma automática no próximo dia 31 na chave que foi informada no momento da declaração. Nos dois casos, não há nenhuma necessidade de realizar qualquer tipo de solicitação.
Como dito, o prazo para declarar o Imposto de Renda neste ano de 2024 termina no próximo dia 31 de maio. Mas nem todo mundo precisa realizar este processo de declaração. De acordo com informações da Receita Federal, precisa declarar o IR neste ano, o brasileiro que: