A Receita Federal vai liberar o 2º lote da restituição do imposto de renda nesta sexta-feira (28/06). Assim, cerca de 18 milhões de contribuintes terão acesso ao ressarcimento do IR.
O primeiro lote foi liberado no dia 31 de maio. Assim, após o pagamento do segundo lote ainda haverão mais três depósitos nos meses seguintes, beneficiando os trabalhadores brasileiros.
A seguir, entenda tudo sobre a restituição, confira o calendário de depósitos e aprenda a consultar a data do seu pagamento.
A consulta do segundo lote da restituição do imposto de renda já está disponível para os trabalhadores. Nessa remessa, vão receber os contribuintes dos grupos prioritários, como também os contribuintes do grupo geral.
Ademais, vale lembrar que os depósitos se organizam em 5 lotes diferentes, com liberação sempre no último dia útil do mês. Assim, as pessoas que entraram no segundo lote já poderão receber nesta sexta-feira (28/06).
A seguir, confira todas as datas dos próximos repasses:
Para saber se entraram na lista de depósitos do segundo lote, os contribuintes devem fazer a consulta do imposto de renda. Todo o processo de consulta é totalmente online, por meio do portal da Receita Federal.
Assim, confira o passo a passo para consultar a restituição do imposto de renda:
Após seguir o passo a passo, aparecerá na tela todas as informações sobre o imposto de renda do contribuinte. Dessa forma, será possível saber se o pagamento da restituição já estará liberado no segundo lote.
Além disso, também é possível consultar outras informações, como inconsistência de dados ou erros na declaração e, assim, atualizar dados, se for preciso.
É importante destacar que o primeiro lote da restituição do imposto de renda se destina para os grupos prioritários. Mas aqueles que se enquadram na categoria e ainda não receberam, terão acesso ao pagamento no segundo lote.
Confira quem faz parte do grupo prioritário:
Além disso, também se incluirão os contribuintes em geral, ocupando as vagas que restarem.
Vale lembrar que um grupo importante de trabalhadores perdeu o prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda, que seria até o dia 31 de maio de 2024. Ao todo, esse grupo inclui mais de meio milhão de trabalhadores.
Dessa forma, quem perdeu o prazo ainda poderia enviar a declaração posteriormente, mas sofreria as penalidades do atraso. Os contribuintes que não fizeram o envio do documento deverão pagar multa, que segue os seguintes critérios:
Outra consequência importante para quem perde o prazo de Declaração do Imposto de Renda é ficar com o CPF irregular na Receita Federal. Isso pode trazer várias consequências negativas, como o impedimento de fazer movimentações bancárias, por exemplo.
Por isso, a regularização é de extrema importância para se manter em dia com a Receita Federal e evitar maiores penalidades.
Para quem perdeu o prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda, a restituição ocorrerá por meio dos lotes residuais. Confira todas as datas: