A Receita Federal fará o pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda (IR) na próxima quarta-feira (31). Os contribuintes podem fazer as consultas desde o dia 24 de agosto.
A devolução do dinheiro é efetuada na conta bancária informada pelo contribuinte no ato da declaração do IR. No total, 4.462.564 contribuintes receberão cerca de R$ 6 bilhões.
Cabe salientar que desse montante, R$ 265.909.045,61 serão destinados aos contribuintes com prioridade nos pagamentos. Este grupo é composto por:
Lembrando que também no 4º lote da restituição 4.362.766 contribuintes serão contemplados. Esses são os que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio de 2022. O saldo será pago com direito à correção de 3,05% pela taxa básica de juros da Selic.
A princípio, as consultas às bases da Receita podem ser feitas pelo site e pelos aplicativos disponibilizados para tablets e smartphones. Além de informar sobre liberação das restituições, as plataformas fornecem acesso direto a outros tipos de informações sobre a situação cadastral dos CPFs.
Veja como fazer a consulta pelo site:
Ainda, segundo informações da Receita, as restituições dos contribuintes serão pagas diretamente na conta bancária informada na declaração do IRPF. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Seja como for, o reagendamento dos valores devidos pode ser feito pelo Portal BB, ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Este ano os contribuintes estão contando com uma novidade, a restituição pode ser paga pelo Pix. Contudo, o crédito nesta categoria vai se efetuar apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração.
A restituição acontece conforme calendário abaixo: