Nesta sexta-feira (31/05), a Receita Federal deu início a fase de depósitos da Restituição do Imposto de Renda. Os repasses são organizados em 5 lotes diferentes.
Nesse sentido, os trabalhadores que entraram na lista de beneficiários do primeiro lote já podem acessar os recursos em suas contas bancárias.
Mas o que fazer se o dinheiro não caiu na conta na data prevista? Saiba que essa é uma situação que pode acontecer com muitas pessoas.
Por isso, é importante entender como a Restituição do Imposto de Renda funciona e o que é preciso fazer para receber a parcela. Entenda melhor a seguir.
Antes de tudo, é importante entender como funciona a Restituição do Imposto de Renda. Isso porque o contribuinte terá direito a receber o benefício em dois casos específicos:
Dessa maneira, vários profissionais têm direito a receber a parcela em um dos lotes, desde que se enquadre em um dos requisitos anteriores.
O calendário de pagamentos da Restituição do Imposto de Renda se divide em 5 lotes. A cada lote um novo grupo de contribuintes podem receber a sua parcela. Veja todas as datas:
De acordo com o calendário oficial, a Receita Federal já fez a liberação do primeiro lote da restituição. Assim, os trabalhadores já podem conferir as suas contas bancárias e movimentar o valor disponvel.
Contudo, vale lembrar que o primeiro lote se destina, prioritariamente, para os seguintes grupos:
Além disso, este ano a Receita incluiu um novo grupo prioritário: as pessoas que moram no Rio Grande do Sul. Essa foi uma medida extraordinária para ajudar a população gaúcha, diante dos recentes alagamentos no estado.
Se o contribuinte não identificar o pagamento da Restituição do Imposto de Renda não precisa entrar em desespero.
Isso porque nem todas as pessoas irão receber exatamente no primeiro dia de repasses. Por isso, a primeira coisa a se fazer é esperar por mais 48 horas até que o pagamento esteja liberado.
Porém, se passar esse período e não houver o pagamento, o trabalhador terá que buscar outras soluções.
Em primeiro lugar, caso não identifique o pagamento da Restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil.
Assim, poderá obter mais informações sobre a sua situação e entender o motivo do não recebimento. Conheça os canais de atendimento do banco:
A segunda opção para resolver a situação é acessar o portal e-Cac para tentar identificar e resolver o problema. O e-Cac é o portal da Receita Federal para informações e serviços específicos sobre o imposto de renda.
Confira o passo a passo para acessar o portal:
Nessa aba, aparecerão os detalhes sobre a Restituição do Imposto de Renda (se foi processada, valor e data de pagamento). Além disso, também será possível saber se existe alguma inconsistência de dados ou erros.
Com essas informações, o contribuinte poderá entender o que fazer para resolver a situação, de acordo com o problema encontrado.
Por fim, caso nenhuma das opções anteriores resolva o problema, o contribuinte pode procurar pelo atendimento presencial em uma das agências da Receita Federal.
Para isso, será necessário realizar um agendamento, seguindo as instruções do site oficial da Receita Federal. Assim, na data e horário marcados, basta comparecer na agência para resolver o problema e receber a Restituição do Imposto de Renda.