O primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda liberou o pagamento para pouco mais de 4 milhões de contribuintes. Os repasses ocorreram no dia 31 de maio.
Muitas pessoas tinham a expectativa de receber já no primeiro lote. No entanto, é importante estar atento e verificar se a restituição não ficou bloqueada. Entenda melhor a seguir.
A Receita Federal realiza o pagamento da Restituição do Imposto de Renda em 5 lotes. O primeiro pagamento ocorreu em 31 de maio e os contribuintes que não foram contemplados devem estar atentos.
Não entrar na lista de contemplados no primeiro lote não quer dizer que o contribuinte caiu na malha fina. Isso porque milhões de declarações foram enviadas e ainda haverá mais 4 pagamentos ao longo do ano.
Além disso, o primeiro lote é destinado, em primeiro lugar, para os grupos prioritários. Confira a lista de prioridade para o recebimento da restituição em 2023:
Por ouro lado, o trabalhador poderá consultar a situação da sua documentação, a fim de verificar se realmente não houve inconsistências nas informações, o que pode causar o bloqueio dos valores a receber.
O bloqueio da Restituição do Imposto de Renda pode, de fato, ocorrer. Porém, podem haver diversos motivos para que isso aconteça.
Em primeiro lugar, é importante verificar se houve a digitação de dados incorretos na declaração, como informações bancárias para recebimento dos valores da Receita.
Além disso, outro motivo que pode levar ao bloqueio dos recebíveis é quando o contribuinte cai na malha fina. Isso acontece quando há inconsistências nas informações prestadas.
O contribuinte pode consultar se a sua declaração está bloqueada de forma totalmente online. Para isso, precisa acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou entrar no site oficial da Receita Federal.
A seguir, confira o passo a passo para consultar o resultado da sua Declaração do Imposto de Renda 2023 pelo site da Receita:
Um dos principais motivos para ter a Restituição do Imposto de Renda bloqueada é quando o contribuinte cai na malha fina. Nesses casos, a liberação dos valores a receber só ocorre após a correção das informações inconsistentes.
Dessa forma, o contribuinte deverá fazer a retificação da declaração. Para isso precisará acessar o Programa IRPF 2023, disponibilizado pela Receita Federal.
Após acessar o programa, basta acessar a opção “retificar”. Depois, basta selecionar a declaração para correção e escolher entre “Original”, quando for a primeira retificação, ou “Retificadora”, em caso das demais retificações.
Por fim, o contribuinte poderá realizar todas as atualizações necessárias e enviar o documento novamente para a Receita Federal. Após a retificação, a restituição poderá ser liberada em breve.
É válido lembrar que é possível enviar a retificação em até 5 anos após a Declaração do Imposto de Renda. Além disso, durante este mesmo período, a Receita ainda poderá solicitar novas informações, se julgar necessário.