O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas alterações no fim do ano passado. Dentre as mudanças divulgadas, há reformulações referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Nessa perspectiva, além de novos prazos para renovar o documento, a CNH ganhará um novo modelo, que terá uma semelhança mais próxima dos padrões das habilitações internacionais.
VEJA TAMBÉM: Liberada isenção do IPTU para beneficiários do INSS; veja quem pode
Os condutores já podem contar com os novos prazos de validade do documento, pois já estão em vigor. Neste sentido, os cidadãos que renovarem ou tirarem a carteira de habilitação em 2022, serão incluídos nas seguintes regras:
A nova CNH será emitida a partir de julho desde ano. As mudanças incluem aspectos em cores e informações adicionais dispostas no documento. A intenção é aproximar o novo modelo aos padrões internacionais. Confira as alterações a seguir:
Vale salientar que o documento antigo ainda estará válido, sendo que a nova versão da CNH será exigida apenas quando o condutor tiver que renovar a habilitação.
As mudanças na carteira não param por aí, a reformulação também impactou às categorias de veículos em que motoristas é habilitado a dirigir. Desta forma, serão cerca de 14 combinações junto as letras indicativas atuais (A, B, C, D e E).