René Descartes é um dos filósofos mais importantes da história devido aos pensamentos por ele desenvolvidos.
Características do pensamento de Descartes podem ser abordadas por perguntas de filosofia dentro das mais variadas provas do país, mas principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje preparou um resumo sobre o pensamento de René Descartes. Vamos conferir!
René Descartes viveu entre os anos de 1596 e 1650. Ele foi um filósofo, físico e matemático, sendo reconhecido pela criação de um sistema filosófico que possibilitou a origem da filosofia moderna: o pensamento cartesiano.
René Descartes foi o fundador do racionalismo filosófico, que ficaria marcado pela frase “Penso, logo existo”.
A principal contribuição de Descartes para a filosofia foi a reforma em torno dos métodos para atingir o verdadeiro conhecimento humano.
A obra “Discurso do Método” é responsável pela inauguração da ideia de Descartes de que existiria uma verdade absoluta e incontestável e que poderia ser descoberta somente através do uso correto da razão. Assim, para que o homem pudesse fazer uso da razão, Descartes criou o método da dúvida, estratégia que afirmava que, ao duvidar de tudo, os filósofos poderiam encontrar algo de que não se poderia duvidar e, assim, alcançar o conhecimento verdadeiro.
O filósofo também era contra a confiança completa nos sentidos, já que eles não podem ser considerados verdades absolutas e, dessa forma, seriam possíveis fontes de engano.
A partir do uso de seu método, Descartes concluiu que que a única verdade absoluta era a sua própria capacidade de duvidar. Assim, a única coisa da qual podemos ter certeza é de que pode-se duvidar.