Finanças

Renda ALTA ajuda a AUMENTAR o score? Descubra a verdade!

Recebeu um aumento no seu salário e está em dúvida se a renda alta ajuda a aumentar o score? Saiba que você não é o único a fazer esse questionamento. Por isso, fizemos este conteúdo com uma série de informações e detalhes para você sanar essa dúvida de uma vez por todas.

Renda alta ajuda a aumentar o score?

Sendo bem diretos, não, a renda alta não ajuda a aumentar o score, ao menos não diretamente. Isto é, o simples fato de ter um aumento na sua renda não é suficiente para que a sua pontuação suba.

Porém, o que você faz com o valor a mais pode, de fato, provocar alterações na sua pontuação. Isso quer dizer que, para o score, não importa se você tem muito ou pouco dinheiro. O que importa, na prática, são os seus comportamentos financeiros.

São eles que irão ajudá-lo a aumentar o score, ou mesmo fazer com que você os diminua com o passar do tempo.

Portanto, por mais que você possa ter ficado contente com o seu aumento, esteja ciente de que é mito que a renda alta ajuda a aumentar o score.

Renda ALTA ajuda a AUMENTAR o score? Foto: Canva.

O que vai impactar a pontuação nesse caso?

A pontuação que temos no Serasa score está relacionada, basicamente, a quatro pilares fundamentais, que não necessariamente têm relação com o quanto você recebe ou deixa de receber. Basicamente, os pilares são os seguintes:

  • Compromisso com o crédito: 55% do seu score é baseado no seu compromisso com o crédito. E o que seria esse compromisso? O simples ato de sempre pagar as contas em dia. Se você sempre paga suas faturas, boletos, contas de água e luz, tudo em dia, o seu compromisso com o crédito é ótimo. Assim sendo, se o novo salário fizer com que você adote o comportamento de pagar tudo em dia, automaticamente isso poderá impactar positivamente no score. Isto é, não se trata do valor em si, mas, sim, do comportamento.
  • Registro de dívidas e pendências: Os registros de dívidas e pendências que são feitos no seu CPF, considerando registros no cadastro de inadimplência, cheques sem fundo e protestos, por exemplo, equivalem a 33% da sua pontuação. Se o seu novo salário ajudar você a quitar dívidas e retirar essas pendências do seu nome, há chances de ele, indiretamente, ajudar a aumentar sua pontuação.
  • Consultas no seu CPF: Esse dado equivale a 6% da sua pontuação. Quanto mais empresas consultam seu CPF, maiores as chances de o seu score cair, pois pode passar a imagem de muitas tentativas de buscar crédito no mercado.
  • Evolução financeira: Por fim, os seus comportamentos financeiros, ao longo dos anos, também influencia no seu score. Esses dados, especificamente, equivalem a 6% do seu score.

Como pudemos ver acima, é mito que a renda alta ajuda a aumentar o score por si só. O que acontece é que ela pode servir de base para que tenhamos uma vida financeira mais organizada e estável, o que auxilia, mais tarde, na hora de conquistar um score maior. Simples assim.