O relacionamento da marca com o cliente deve ser visto como um fator holístico e implícito na rotina da empresa. Pois, o mercado atual exige que as empresas fortaleçam o relacionamento com cliente, independentemente de qual área está tendo contato com o público.
Por isso, ainda que a empresa tenha uma área voltada para o relacionamento com cliente, é fundamental que esse relacionamento seja trabalhado para que todos os contatos com os clientes sejam feito através de uma postura assertiva e direcionada.
Sendo assim, o relacionamento com o consumidor no mercado atual deve ser um fator abrangente, uma vez que é cabível a todos, desde quando o cliente demonstra interesse até quando a empresa busca a fidelização desse consumidor. Ou seja, todo esse processo referente a jornada do cliente constrói um relacionamento.
Além disso, a forma como a empresa apresenta uma solução para um possível problema também diz muito sobre sua imagem de mercado e faz parte do seu relacionamento. No entanto, há diversas ferramentas na atualidade que podem ajudar a empresa a construir seu relacionamento, como as ações de marketing digital, por exemplo.
Entretanto, é muito importante que haja uma clareza interna quanto a essa visão de forma holística para que todos entendam que a construção do relacionamento com o cliente é feita nas entregas de rotina e nos cumprimento dos prazos da empresa.
Por isso, todas as áreas devem ser amparadas quanto às suas demandas e gargalos, de forma que a entrega ao cliente seja feita de maneira otimizada e esse relacionamento seja positivo.