O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio, conforme definições do Banco Central.
Através do Registrato é possível consultar:
Conforme informa o BC, qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido pode utilizar o sistema Registrato, mediante prévio cadastramento.
A pessoa física pode acessar o Registrato, para isso deverá se cadastrar previamente, utilizando uma das opções disponíveis na página Cadastramento de pessoa física: celular, internet banking, certificado digital, por correspondência ou pessoalmente na sede do Banco Central em Brasília. Todavia, o BC observa que a opção de cadastramento por celular só está disponível nos aplicativos de algumas instituições financeiras.
Além disso, como prevenção ao Covid-19, o atendimento presencial em Brasília e o Protocolo Presencial estão temporariamente suspensos. Por isso, a orientação para a pessoa física é que utilize os canais digitais.
Os relatórios fornecidos são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e compreendem três tipos de cadastros:
Contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança).
Já o SCR contém informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras), de valor total igual ou superior a R$200,00 (duzentos reais), obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica junto às instituições financeiras.
Assim sendo, este relatório contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica.
Além disso, o relatório de chaves Pix contém informações sobre a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cliente (pessoa física ou jurídica) possui uma chave Pix.
Portanto, o Registrato é um instrumento contra fraudes no sistema financeiro, devido as possibilidades de consultas diversas.