Questões sobre os regimes totalitários europeus são muito frequentes nas principais provas do país. Tanto no ENEM como nos vestibulares, o assunto aparece em questões de história, geografia e atualidades.
Além disso, os regimes totalitários podem aparecer também relacionados a outros eventos da história geral e da história do Brasil.
Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características desses regimes para garantir um alto desempenho em qualquer prova que você decida fazer.
Regimes Totalitários são aqueles que se baseiam em um Estado centralizador, autoritário e antidemocrático. Eles surgem após a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), na Europa, e são marcados pela tentativa de solucionar a crise do capitalismo e do liberalismo.
De maneira geral, o totalitarismo é uma resposta dos conservadores para a democracia e liberalismo político. A ideia é que governos fortes são mais eficientes, enquanto a pluralidade política, realizada através dos partidos, permeiam a discórdia e não solucionam crises.
A maioria dos regimes totalitários são expressos por políticos de direita. Porém, na União Soviética, Josef Stálin utilizou um regime totalitário para a implementação do socialismo no país.
As principais características do regime são:
Como já mencionado, um dos principais modelos de regime totalitário foi aquele comandado por Stalin, na União Soviética. Com a morte de Lenin, Josef Stalin assumiu o poder e o concentrou em suas mãos. Um dos primeiros passos do ditador foi a eliminação física de seus adversários.
Dessa forma, ele chegou ao poder sendo a figura mais importante de toda a URSS. O regime ocorreu de 1927 a 1953. Enquanto político de esquerda, Stálin colocou o país sobre o totalitarismo social, transformando a União Soviética em uma potência industrial em 10 anos. No entanto, o sucesso econômico teve como base a coletivização de terras e o uso de trabalhos forçados por presos políticos.
Já na Itália, Benito Mussolini assumiu o poder em 1919, fundando o Partido Nacional Fascista (PNF). Com diretrizes anticomunista e antidemocrática, o regime foi o primeiro regime totalitário de direita e durou até 1945.
Porém, um dos regimes totalitários da Europa que ganhou mais destaque foi o Nazismo, comandado por Adolf Hitler.
A Alemanha viveu entre 1933 e 1945 um período com a disseminação de ideias antissemitas e da ideia da superioridade da raça ariana. O regime nazista perseguiu e exterminou judeus, deficientes, comunistas, religiosos, ciganos e homossexuais. Igualmente, o Nazismo culminou na eclosão Segunda Guerra Mundial, a partir do momento que Hitler decide adotar uma política expansionista.
Existiram ainda mais uma série regimes com inspirações totalitárias. Entre eles, podemos citar o Salazarismo em Portugal e o Franquismo na Espanha.
Nos dias de hoje, um exemplo de regime totalitarista é aquele da Coreia do Norte.