Investir na redução de estresse na rotina de trabalho é uma forma de aumentar o desempenho e, ao mesmo tempo, proteger a saúde mental do colaborador.
Afinal, quando as crises de estresse se tornam muito recorrentes, a saúde física e mental do sujeito podem sofrer por conta disso. Portanto, implementar ações que viabilizem uma redução desse problema é imprescindível.
Neste texto, trouxemos algumas considerações que podem ser úteis para esses casos. Acompanhe-nos.
A redução de estresse na rotina de trabalho exige organização, respeito às emoções e aprendizagem com relação à possibilidade de negar atividades que sobrecarregam a rotina.
Por isso, exige tempo. Não é da noite para o dia que podemos mudar completamente a nossa rotina, e o ideal é que as mudanças de hábitos aconteçam aos poucos, oferecendo uma maior probabilidade de se instaurarem de verdade.
Refletido esses pontos, sigamos agora com as dicas de hoje:
As pausas são uma excelente alternativa quando pensamos na redução de estresse na rotina de trabalho.
Isso porque, em muitos casos, não adianta querer forçar a barra e ficar se expondo ao agente estressor de forma ininterrupta, como se isso fosse resolver o problema. O ideal é dar uma pausa para esfriar a cabeça e descansar a mente, reduzindo o pico de estresse e oferecendo, a si mesmo, a possibilidade de pensar com mais clareza depois.
A falta de organização pode ser uma grande inimiga no trabalho. Afinal, podemos ter o infeliz encontro com um prazo que está se esgotando e nem tínhamos nos dado conta, por exemplo.
Consequentemente, correr contra o tempo pode ser a solução diante da descoberta do prazo apertado, o que resulta num aumento do estresse. Logo, é importante organizar a rotina, saber priorizar as tarefas e ter, inclusive, uma margem de erro para contratempos.
Só porque você é pago para fazer o que faz não quer dizer que deve acatar com tudo o que demandam para você, especialmente quando isso acontece em cima da hora.
Se você está se sentindo com a agenda muito apertada, mas, ainda assim aceita demanda dos outros, que tal repensar esse comportamento na hora de conquistar a redução de estresse na rotina de trabalho?
A saúde mental não merece atenção apenas durante o seu expediente. Afinal, o que você faz, vive e sente fora do trabalho também impacta a atividade laboral.
Logo, é muito importante que você cuide da sua saúde mental de uma forma ampla.
Para isso, é interessante investir em hábitos saudáveis, cuidar das suas emoções, desenvolver laços sociais saudáveis, e assim por diante.
Você pode e deve ser uma prioridade em sua vida, a fim de ter mais saúde e bem-estar de uma forma ampla que, consequentemente, impactará na sua vida profissional.
Cuide-se!