Redução de estresse na rotina de estudos
A redução de estresse na rotina de estudos pode ajudar a melhorar o dia a dia do estudante que, diante de tantas tarefas, pode se sentir sobrecarregado e até mesmo irritado.
Afinal, quem nunca teve dezenas de coisas para concluir da faculdade enquanto, ainda, precisava trabalhar, não é mesmo?
Por isso, trouxemos algumas dicas que têm como objetivo ajudá-lo nessa árdua e valiosa jornada. Vamos lá!
Dicas de redução de estresse na rotina de estudos
A redução de estresse na rotina de estudos pode ocorrer à medida que o seu dia passa a ser mais organizado e você respeita os seus limites. Isto é, se você estabelece uma agenda de estudos estruturada e a cumpre de forma eficiente, sem deixar as tarefas acumularem a ponto de ter que dedicar horas a fio a uma leitura, você poderá construir um cotidiano menos estressante.
Em contrapartida, a falta de organização, o acúmulo de atividades e outras questões podem atrapalhar o seu dia a dia, resultando em crises de estresse e até mesmo problemas com prazos e notas.
Basicamente, são essas premissas que usamos na hora de descrever as dicas abaixo. Agora que você já sabe isso, vamos a elas? Continue lendo.
1. Tenha uma rotina
Sim, ter uma rotina é o primeiro passo para evitar que o estresse excessivo apareça. Claro que ela não é um antídoto para os problemas com os estudos, mas ter uma agenda bem organizada contribui para a redução da sobrecarga de tarefas.
Além disso, você poderá ter uma visão mais clara das suas prioridades, evitando atrasos, notas baixas e problemas com trabalhos, por exemplo.
Por isso, separe um momento do seu dia para dedicar sempre aos estudos. Em qual momento você pode estudar? Quantas páginas lerá? Quantas aulas assistirá? Estabeleça isso para seguir esse “passo a passo” todos os dias.
Assim, você evolui aos poucos, não se sobrecarrega e contribui para a redução de estresse na rotina de estudos.
2. Inclua hobbies na sua rotina
Um estudante, por mais apertada que possa ser a sua agenda, precisa de momentos de descanso, lazer e descontração. Por isso, investir em hobbies é algo valioso para atingir a redução de estresse na rotina de estudos.
Os hobbies são responsáveis por promover sensações de prazer e bem-estar, desconectando a mente dos problemas cotidianos.
Assim sendo, sugerimos que você comece a experimentar atividades que possam ser os seus hobbies, caso ainda não os tenha. Assim, poderá estabelecer uma rotina com momentos de descontração que ajudam a impedir a sobrecarga de estresse nos estudos.
3. Cuidado com a procrastinação
A procrastinação tende a ser uma grande armadilha, por isso, saiba detectá-la para evitá-la ao máximo.
Ela pode, muitas vezes, vir mascarada como perfeccionismo: você tenta melhorar, melhorar, melhorar… E quando vê, perdeu o prazo de entrega de um trabalho.
Portanto, fique atento aos sinais de procrastinação e adote a ideia de “antes feito do que perfeito” quando perceber que algo parece estar estagnado.
Assim, pouco a pouco você poderá diminuir aquela carga de tarefas que se acumulam a ponto de gerar estresse, melhorando a sua rotina de estudante. Pense nisso.