Conseguir lidar com as redes sociais e a procrastinação pode ser uma tarefa árdua para os mais “conectados”. Isso porque a impressão que se constrói é que as redes sempre têm algo muito interessante para apresentar, enquanto que a tarefa obrigatória pode ser vista como algo monótono e tedioso.
Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas práticas para você aprender a lidar com essa situação de uma forma mais assertiva. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto importante.
As redes sociais e a procrastinação caminham lado a lado no dia a dia das pessoas. E o pior: em muitas situações os sujeitos sequer se dão conta dessa realidade.
Sendo assim, o melhor a se fazer é praticar a autoanálise, a fim de verificar até quem ponto você vem procrastinando por conta de uma rede social.
Depois que você conseguir encontrar a resposta para o questionamento acima, cogite pensar em estratégias para lidar com isso. Abaixo listamos algumas delas:
Estabelecer um horário fixo para usar as suas redes sociais é um bom caminho. Isso porque você sabe que em determinado momento terá a oportunidade de verificar comentários, curtidas e interações com os seus perfis. E assim, não fica com tanta ansiedade para abrir o aplicativo e verificar o que está acontecendo por lá.
Lembre-se também de estabelecer um tempo limite para esse tipo de navegação. Assim você não corre o risco de usar a pausa para ver as redes como um caminho para passar mais de uma hora procrastinando.
Se você está estudando ou trabalhando, cogite desligar todas as notificações das suas redes sociais. Isso evita que a tela do seu celular, sempre acendendo, acabe provocando aquele desejo de abrir a rede social novamente.
Além disso, se você se sentir tentado a cair no uso das redes sociais e a procrastinação aparecer, deixe o seu celular quase inacessível no momento em que estiver ocupado. Assim você diminui as chances de pegar o celular (que estaria perto) só para dar uma “espiadinha”.
Os celulares mais modernos já vêm com esse tipo de controle integrado de fábrica. Ou seja, é possível saber exatamente quantas vezes você desbloqueou a tela, quantas notificações recebeu e quanto tempo permaneceu em cada aplicativo.
Acompanhar esse tempo é uma forma de impedir que você passe horas demais nos app. Inclusive, por meio desse tipo de ferramenta é possível estabelecer um tempo limite de uso, a fim de ajudar você na hora de controlar quanto tempo você dedica para deslizar o feed das redes sociais.
Por fim, busque, nas redes sociais, grupos e conteúdos que agreguem valor na sua vida.
Nos dias atuais, é muito mais fácil encontrar produtores de conteúdo que inspiram, ensinam e trazem insights interessantes para a nossa vida.
Portanto, foque em encontrar esse tipo de conteúdo e fuja da relação entre redes sociais e a procrastinação, mas sim, use as redes como um caminho para aprender algo novo e interessante.