Rede de Escolas Azuis: evento "Diálogos da Cultura Oceânica" ocorre presencialmente - Notícias Concursos

Rede de Escolas Azuis: evento “Diálogos da Cultura Oceânica” ocorre presencialmente

Coordenadores de 14 países que fazem parte da rede Escolas Azuis do Atlântico participam do evento "Diálogos da Cultura Oceânica". Saiba mais!

Coordenadores de 14 países que fazem parte da rede Escolas Azuis do Atlântico (rede All-Atlantic Blue Schools Network — AANcHOR), entre eles o Brasil, se reuniram em Santos (SP) na última segunda-feira (10), como parte das atividades do evento Diálogos da Cultura Oceânica, que conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Rede de Escolas Azuis: evento “Diálogos da Cultura Oceânica” ocorre presencialmente

De acordo com informações oficiais, no palco do centenário Teatro Guarany, localizado no centro da cidade, eles se encontraram pela primeira vez e trocaram experiências sobre os dois anos e meio de criação da rede, que busca levar a cultura oceânica para o currículo de escolas públicas e privadas, de forma transversal: da disciplina de história à de ciências. Atualmente, a rede já soma 99 mil estudantes envolvidos em 16 países, espalhados por 430 escolas e 1.700 professores.

Diversos países

Segundo destaca o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representantes do Brasil, Portugal, Argentina, São Tomé e Príncipe, Estados Unidos, Namíbia, Angola, África do Sul,Cabo Verde, Marrocos, Reino Unido, Irlanda, México, Canadá (on-line) compartilharam como têm implantado a iniciativa em suas realidades. 

Eles destacaram a importância da forma como o movimento foi criado e desenhado em parceria, em encontros remotos ainda durante a pandemia de Covid-19. E que esse traço colaborativo foi e é fundamental para dar vida às ações, ressalta o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Políticas públicas

Um dos objetivos é inspirar tomadores de decisões para que criem políticas públicas sobre a importância do oceano, e o caso de Santos, primeira cidade do mundo a criar uma lei para que a cultura oceânica seja incluída nos currículos escolares das escolas públicas, foi citada como exemplo, de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Participação social

Além da importância de envolver professores de diversas áreas do conhecimento, os participantes destacaram a necessidade de começar devagar, com poucas escolas, mas dar o primeiro passo. 

No Brasil, o programa Escola Azul já são 33 escolas participantes, metade delas públicas, distribuídas por todo o país, de Norte a Sul e do interior às regiões costeiras, e é coordenado pelo projeto Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

É possível assistir a transmissão gravada do evento no link https://youtu.be/ir1eWD6Uu2w, de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Evento ocorre até o dia 15 de outubro

O Diálogos da Cultura Oceânica vai até o dia 15 de outubro e é organizado pelos programas Cultura Oceânica para Todos, da UNESCO, pelo Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pela Prefeitura Municipal de Santos, destaca a recente divulgação oficial.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?