Redação FGV: entenda sua estrutura e formas de avaliação.
A redação da FGV: tudo o que você precisa saber
A redação do FGV pode ser decisiva para a sua aprovação e consequente ingresso na Fundação Getúlio Vargas.
Assim, é essencial que você domine a estrutura desse texto e os critérios que serão utilizados pela banca avaliadora.
A prova da FGV: Introdução
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma tradicional instituição de ensino no Brasil. Ela é conhecida por ser responsável por concursos relevantes que concentram grandes números de vagas nas esferas federal, municipal e estadual.
Em relação às provas normalmente a banca não tem um modelo padrão, ou seja, o nível pode variar muito dependendo do órgão e da ocasião.
Tendo em vista que a banca utiliza a redação como uma das etapas em suas provas, é de extrema importância conhecer as estruturas textuais e as formas de avaliação dos textos para as provas da banca.
Redação FGV: Estrutura
A redação da FGV é composta por um texto dissertativo-argumentativo que deverá ser desenvolvido entre 20 e 30 linhas em letra legível.
Além disso, os candidatos devem saber interpretar bem as questões, com objetivo de escrever o raciocínio exigido pela banca.
Igualmente, os textos devem apresentar aspectos importantes que estão no critério de avaliação. Os critérios são:
- Tema e estrutura
- Articulação e argumentação
- Correção gramatical e adequação vocabular
Redação FGV: Critérios de Avaliação
Vamos ver, a seguir, quais são os critérios de avaliação utilizados pela banca corretora da FGV.
1 – Estrutura Textual
Abordagem do tema: O candidato deve ser capaz de selecionar argumentos convenientes dentro do perfil esperado. Além disso, ele deve também desenvolver uma boa argumentação.
Progressão Textual: O candidato deve mostrar coesão e coerência entre os parágrafos do texto por ele redigido. Deve também mostrar uma evolução da argumentação ao longo dos parágrafos.
2 – Gramática
A correção gramatical será considerada sob o aspecto da melhor expressão escrita do ponto de vista comunicativo, ou seja, da adequação à situação.
Por exemplo, o emprego de vocábulos de variação linguística inadequada e o uso de marcas de oralidade podem ocasionar a perda de pontos.
O candidato deve também ser capaz de utilizar a norma culta da língua.