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Redação do Enem: Entenda a competência 3 e mande bem na prova

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se veem constantemente atormentados com a ideia de irem mal na prova de redação. Mas não há motivo para desespero.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza todos os anos uma cartilha para o estudante que dão pistas de como se preparar para a realização das provas.

Nesta cartilha, são mencionadas as cinco competências exigidas para fazer uma boa redação e alcançar a nota satisfatória. Além de mostrar a distribuição de pontos seguida pelos corretores por cada competência.

Já falamos aqui sobre a primeira e a segunda competências. Neste artigo, explicaremos a terceira, que, segundo a cartilha, consiste em:

“selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”.

Entenda melhor.

O que é exigido na competência 3?

O ponto principal desta competência é argumentação e sua disposição no texto.

Serão avaliadas a macroestrutura textual a microestrutura do argumento.

A macroestrutura textual consiste na distribuição dos parágrafos da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão. É recomendado que o texto seja feito em quatro parágrafos, sendo um de introdução, dois de desenvolvimento e um para a conclusão.

Na microestrutura do argumento, será avaliado o projeto de texto. Ou seja, como os argumentos foram dispostos ao longo do texto.

DICA:

Aqui a principal recomendação é a apresentação parafraseada do tema proposto e a apresentação dos dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes.

No segundo parágrafo o estudante deve retomar os argumentos, realizando a primeira análise e, no terceiro parágrafo, a segunda análise. Estas análises devem ser realizadas a partir do repertório sociocultural, de modo a persuadir em favor da sua argumentação, comprovando sua relevância.

É necessário provar o que está sendo dito usando, obrigatoriamente, um repertório sociocultural – é exigido apenas um, mas o estudante pode escolher mais de um, desde que apresente e discuta adequadamente.

Três formas de organizar os parágrafos:

  1. Apresentar causa e consequência;
  2. Apresentar dois problemas;
  3. Apresentar um aspecto negativo e um positivo.

No último parágrafo deverá ser apresentada a solução para os problemas introduzidos, provados e analisados nos parágrafos anteriores.

Importante: marca de autoria.

É importante lembrar que a seleção, organização e interpretação de argumentos deve ser feita em defesa de um ponto de vista, logo, é necessário desenvolver as ideias apresentadas de modo sustentar a escolha dos argumentos.

 

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