A área de recursos humanos na atualidade tem um papel fundamental no que tange a evolução da empresa e organização holística.
O setor de recursos humanos tem a capacidade de gerir as pessoas enquanto o capital. Ao passo que implementa processos, metodologias e ferramentas que amparam a gestão da empresa de uma forma direcionada e abrangente.
Sendo assim, a gestão de recursos humanos é uma necessidade implícita ao mercado, por isso, é fundamental que a empresa viabilize ações de modo que possa gerar valor interno, e, por conseguinte, repassar o valor ao cliente.
Através de análises de comportamentos internos, o RH pode potencializar o valor do capital humano. Por isso, é uma área que pode ser considerada linha e staff. Haja vista que é um apoio à gestão da empresa de forma direta, ao passo que possui um grande valor estratégico.
Portanto, o setor de recursos humanos lida com fatores tangíveis e intangíveis, como implantar um ambiente mais motivacional, por exemplo. Uma vez que a motivação é um fator intrínseco para cada pessoa, porém, pode ser trabalhada através de metodologias de gestão.
Por isso, o setor de recursos humanos cria e implementada as metodologias usadas na empresa, ao passo que otimiza fatores tangíveis, como os dados oriundos das ferramentas de gestão para direcionar suas estratégias.
Sendo assim, a área de recursos humanos é uma necessidade no mercado atual que ampara a empresa estrategicamente. Principalmente no que diz respeito à cultura interna e as políticas da organização. Por isso, cabe a empresa a divisão das tarefas de acordo com o seu porte e o segmento.
No entanto, a gestão pode ser dividida em um subáreas que realizam a manutenção da monitoração dos recursos e o desenvolvimento das pessoas.
Dessa forma, o setor se direciona estrategicamente e ampara as próprias necessidades. Por isso, é importante que a empresa direcione seu setor de recursos humanos de acordo com as demandas internas e as necessidades do mercado.
Portanto, a complexidade do mercado atual impacta nas empresas de forma abrangente. Sendo assim, é fundamental que a empresa se direcione estrategicamente para atender as demandas inerentes aos fatores externos, visto que as atualizações impactam nos valores internos nos resultados da empresa.