O setor de Recursos Humanos é uma área que funciona como linha e staff simultaneamente numa empresa. Haja vista que é uma área que apoia gestão de todas as demais áreas. Bem como, é um intermédio para o funcionário. No entanto, a maneira de gerenciar o setor de recursos humanos tem mudado de acordo com todas as necessidades do mercado.
Por isso, muitas empresas estão aderindo a novas formas de realizar essa gestão, descentralizando as demandas do recursos humanos. Dessa forma, a gestão tem uma preocupação holística quanto aos valores e a cultura da empresa.
Sendo assim, em muitas empresas, o setor de recursos humanos pode ser um apoio para implementações que tangem à melhorias diversas inerentes a gestão de equipe e a produtividade.
Por isso, em muitas empresas são feitas reuniões brainstorming, com a finalidade de tornar o ambiente da empresa participativo, direcionando a cada gestor a tarefa de alinhar processos, assim tornando a empresa mais dinâmica e atual.
Bem como, a gestão das empresas direciona à liderança a análise de fatores como as métricas de sistemas de gestão para criar planos estratégicos.
Além disso, essas análises servem para parar outros planejamentos, como a gestão de cargos e salários, planos de carreira, dentre outros.
Por isso, em muitas empresas a gestão de pessoas está ligada à liderança de cada equipe. Ao passo que a gestão de recursos humanos acaba amparando essas demandas. Assim sendo, é importante que a área de recursos humanos implemente melhorias e crie políticas e procedimentos que sejam favoráveis a adaptabilidade solicitada pelo mercado atual, ainda que essa necessidade de adaptação seja intangível, a princípio.