Embora não seja esse o mundo ideal, cedo ou tarde você poderá ficar diante de um recrutador inexperiente. Afinal, assim como você, ele também precisou começar a trabalhar, em algum momento, certo?
Por isso, antes de ficar com a cara fechada, irritado ou ansioso demais, pense em algumas ações que podem minimizar os efeitos “negativos” dessa situação. E é, justamente, sobre essas ações que falamos neste texto. Acompanhe-nos!
Você não precisa deixar claro que o recrutador inexperiente está sendo, de fato, inexperiente. Pois, como comentamos acima, as pessoas têm o direito de ser inexperiente em algum momento de suas vidas. Faz parte de toda e qualquer carreira!
Portanto, pratique a empatia nesse momento. Respire fundo e encontre formas de lidar melhor com a situação, como por exemplo:
Mesmo que o recrutador inexperiente fale alguma coisa que vá contra os seus pensamentos, não aumente o tom de voz e não aja de forma deselegante.
Você pode expor a sua opinião e ponto de vista sem perder a compostura. Afinal, se você for educado do início ao fim da entrevista, você não será prejudicado por conta do seu comportamento, não é mesmo?
Por isso, mantenha um olhar mais profissional sobre a situação. Isso é muito importante!
Novamente batemos nessa tecla. Mas é que, de fato, um recrutador inexperiente pode ser apenas um profissional que está iniciando a sua carreira. Simples assim.
Sendo assim, nada de ficar julgando o outro nos seus pensamentos, ok? Mas sim, faça o que deve ser feito!
Responda as perguntas com maestria, focando nas suas habilidades e no que há de melhor para ser mostrado nesse momento.
Faça perguntas. Se o recrutador inexperiente está deixando passar algumas informações importantes, pergunte. Por exemplo, se ele nem tocou no assunto sobre determinada função ou habilidade, questione sobre a necessidade disso no dia a dia de trabalho.
Afinal, pode ser que ele apenas não lembrou de perguntar sobre determinada atribuição. E, por isso, é fundamental que você esteja atento a essa situação (e tenha feito a pesquisa sobre a empresa antes) para poder fazer perguntas inteligentes.
Se porventura o recrutador falar algo que vá contra os seus valores e princípios, posicione-se. Você não precisa aceitar uma pessoa sendo antiética apenas porque está em um processo seletivo.
Pelo contrário! Mostrar o seu posicionamento pode ser algo muito positivo. E, quem sabe, pode fazer parte de algum tipo de análise do recrutador, não é mesmo?
Demonstre a sua insatisfação com algo muito negativo – como um atraso imenso do recrutador ou a falta de palavra.
Assim, pouco a pouco você vai apresentando a sua imagem profissional de uma forma interessante e pode, dessa maneira, aumentar as chances de conquistar aquela vaga.
Portanto, não fique apenas focado no recrutador inexperiente. Foque em você, nas suas atitudes, questionamentos e ações. Assim a entrevista poderá ser melhor conduzida.
Boa sorte!