Hoje iremos te mostrar dicas incríveis de como fazer 3 receitas com tangerina. Fruta com sabor marcante e com personalidade, a tangerina está no time das frutas que você ama ou odeia. Ácida, doce e bem amarelinha, essas características rendem receitas ótimas. Acompanhe neste artigo como repaginar a tangerina em receitas imperdíveis e que você vai querer mais e mais.
Bem cítrica, suculenta, saborosa e com um perfume intenso, a tangerina é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Ela se adaptou bem ao nosso clima e é produzida praticamente durante o ano todo.
Originária da Ásia, precisamente do sul da China, onde é cultivada há milênios, segundo historiadores desde antes de Cristo. No Brasil chegou junto com o período do descobrimento e, atualmente, o estado de São Paulo é o maior produtor dela.
Há uma confusão entre a tangerina e as mexericas: as tangerinas são maiores, doces e suculentas. Já a mexerica é menor, com a casca mais áspera e seu sumo é azedo.
As variedades de tangerinas mais conhecidas e consumidas são: Ponkan, Clementina e Cravo.
Cheiro de bolo pela casa já é bom, agora imagina o cheiro de um bolo de tangerina? Incendeia o quarteirão!
Primeiramente, para fazer este delicioso bolo perfumado você vai precisar de :
Modo de preparo: Antes de tudo, descasque as mexericas e retire a parte branca, juntamente com os caroços de cada gomo. Logo após, coloque todos os ingredientes no liquidificador , menos a farinha e o fermento e bata por 6 minutos. Despeje a mistura em uma tigela e vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre sem parar. Por fim, acrescente o fermento, mexa rapidamente e leve para assar em forno pré-aquecido a 80°C graus por 40 minutos.
A saber: essa torta tem uma finalização muito requintada, deixando-a com ar de sobremesa de data especial. Dessa forma, use e abuse dessa receita em datas como natal, ano novo ou comemorações diversas.
Sendo assim, você vai precisar de:
Preparo da massa: Primeiro, em uma vasilha grande, coloque a farinha, a margarina, meia lata de creme de leite, e o fermento em pó. Sove delicadamente a massa, deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Preparo do recheio: Em segundo lugar, na panela, misture o leite condensado, a mesma medida de leite integral, as gemas e o amido de milho. Mexa e leve ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre. Desligue e reserve.
Preparo da cobertura: Em uma panela, misture o suco de tangerina, o açúcar e a fécula. Leve ao fogo baixo até engrossar. Desligue e reserve.
Montagem: Por último, abra a massa reservada com um rolo, forre o fundo e as laterais de uma forma, preferencialmente de fundo removível. Fure toda a massa com um garfo e, logo após, leve para assar em forno a 200°C graus por 20 minutos. Logo após, deixe esfriar.
Logo após, coloque o recheio na massa assada, espalhe os gomos da tangerina sem pele e sem semente sobre a torta até cobri-la totalmente. Finalize com a cobertura, leve à geladeira por pelo menos 4 horas, desenforme e sirva gelada.
Essa receita é refrescante, leve e, com certeza, muito saborosa, por isso ela é ideal para os dias quentes.
É uma sobremesa rápida, fácil e, principalmente, prática!
Sendo assim, você vai precisar de:
Para finalizar, bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos, coloque em um recipiente e, logo após, leve à geladeira. Pode decorar com raspas de tangerina, geleia ou com os gomos da fruta.
A tangerina é uma fruta rica em polifenóis, carotenóides e ácido ascórbico. A saber: essa variação da vitamina C é responsável por absorver o ferro para dentro das células e, assim, estimular a produção do colágeno e, além disso, é um importante antioxidante para nosso organismo.
Sendo assim, quanto mais in natura você consumir esse fruto, maior o aproveitamento dos seus nutrientes.
Por fim, aproveite que o outono está chegando, pois esse é o melhor momento para encontrar boas tangerinas no mercado. Isso porque, é nessa época que a sua colheita começa a ser mais abundante, ou seja: os meses frios são a época dessa fruta tão saborosa!
Agora que você já sabe os benefícios da maravilhosa tangerina, aproveite as receitas e, principalmente, a grande disponibilidade dessa fruta em quase todas as épocas do ano!