Direitos do Trabalhador

Receita libera 1º lote de restituição do IR 2023 e alegra brasileiros de todo o país; veja como receber

A Receita Federal deverá abrir nesta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deste ano de 2023. Segundo informações oficiais, a verificação estará aberta a partir das 10h da manhã. Já os pagamentos de fato só devem ser feitos a partir do próximo dia 31 de maio.

Para realizar a verificação, não é necessário sair de casa. Qualquer contribuinte poderá fazer a consulta de maneira remota. Para tanto, basta entrar no site oficial da Receita Federal, e seguir os passos abaixo:

  • Entre no site da Receita Federal;
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Clique em “Consultar a Restituição”.

Vale lembrar que no momento desta consulta, o cidadão que enviou a declaração do Imposto de Renda também poderá confirmar se caiu na chamada Malha Fina. Trata-se de um sistema que impede que o cidadão receba a restituição por causa de alguma falha nas informações que foram prestadas no momento da declaração.

Números

A Receita estima que pouco mais de 4 milhões de contribuintes serão contemplados neste primeiro lote de restituição. Naturalmente, o montante vai ser pago apenas para as pessoas que possuem algum tipo de prioridade, como idosos com mais de 80 anos, professores e cidadãos que optaram por enviar a documentação através da declaração pré-preenchida.

De todo modo, mesmo nos casos dos cidadãos que acreditam que estão no grupo prioritário, é importante realizar a consulta nos sistemas da Receita Federal a partir de hoje. Afinal de contas, é possível que o Fisco desloque alguns cidadãos prioritários para os próximos lotes, devido a falta de vagas para este lote inicial.

Ainda de acordo com informações da Receita Federal, no próximo dia 31 de maio serão liberados R$ 7,5 bilhões em pagamentos para os mais de 4 milhões de contribuintes. Trata-se do maior valor já pago na história pelo Fisco em um único lote de restituição do Imposto de Renda.

Pagamentos do primeiro lote

Como dito, alguns grupos terão prioridade no recebimento do dinheiro no próximo dia 31 de maio. Segundo a Receita Federal, poderão receber a restituição nesta data, as seguintes pessoas:

  • 246.013 idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves;
  • 1.052.002 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX.

Como receber o lote da restituição

Segundo informações da Receita Federal, o pagamento do lote da restituição é feito na conta bancária que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração. Quem optou pelo sistema de Pix, vai receber o saldo na chave informada.

Se o cidadão não receber o saldo na data marcada, pode remarcar o envio de maneira remota através do Portal BB. Dentro da aba do Imposto de renda, é possível realizar esta solicitação. Se preferir, o contribuinte pode entrar em contato com a instituição através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

E se eu não receber no primeiro lote?

Quem não receber a declaração do Imposto de Renda no primeiro lote, não precisa ficar preocupado. No decorrer de 2023, a Receita Federal ainda fará outros quatro pagamentos. Mesmo as pessoas que não estão no grupo prioritário e que não optaram pelo sistema de pagamentos via Pix, também terão direito de receber a restituição em algum momento.

Veja o calendário de pagamentos:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro

Declaração do Imposto de Renda

Falta exatamente uma semana para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda, que acaba no próximo dia 31 de maio. A Receita afirma que mais de 10 milhões de brasileiros que precisam enviar a documentação, ainda não enviaram nada.