O certame da Receita Federal, que vários cidadãos aguardam, deverá ficar apenas para o próximo ano.
Isto é, em razão de certa demora durante o processo de contratação da banca examinadora. Esta, então, deverá confeccionar o documento para que sua publicação aconteça. Por esse motivo, a expectativa é de que o processo seletivo ocorra em janeiro de 2023.
A informação foi publicada recentemente pela 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Nobre.
Nesse sentido, durante uma live com o deputado Luís Miranda, Nobre comentou sobre o atraso no lançamento do edital do certame. Assim, de acordo com ele, o documento deve ter divulgação oficial durante o próximo mês, ou seja, outubro de 2022.
Veja também: IFAM prorroga inscrições de certame até dia 29
O atraso, portanto, acabou inviabilizando a realização das provas em dezembro, como a entidade esperava anteriormente. Dessa forma, a expectativa é de que o processo se inicie em janeiro do próximo ano.
De acordo com a entidade, alguns problemas ocorreram durante a formalização de contrato entre a Receita Federal e a banca organizadora de seu novo concurso.
Dessa forma, isso acabou fazendo com que o edital se atrasasse. Antes, a previsão era de que o documento fosse divulgado na primeira quinzena deste mês de setembro.
No entanto, apesar dos imprevistos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a instituição selecionada para atuar como banca. Isto é, no processo de inscrição, realização das etapas seletivas e divulgação dos resultados finais do novo certame.
Segundo informações da mesma live, em breve a divulgação do extrato do contrato deve ocorrer. De acordo com o deputado Luís Miranda, a assinatura do documento já aconteceu, portanto, a contratação da FGV para assumir o certame já é oficial.
O novo concurso da Receita Federal vinha sendo esperado por diversos cidadãos. Então, o concurso teve a sua autorização no mês de junho deste ano.
A liberação foi para o preenchimento de 699 vagas para diferentes cargos que exigem nível superior completo. Desse modo, a oferta das oportunidades será para:
Desse modo, o salário inicial à carreira de analista, atualmente, é de R$ 11.684,39. Já a remuneração do auditor é de R$ 21.029,09.
Além disso, ambos os cargos também terão direito ao recebimento de um conjunto de benefícios, a seguir:
Ambos os postos contam com um número baixo de servidores em razão de falta de concurso para as funções. Para o cargo de analista, por exemplo, o último concurso realizado ocorreu em 2012, enquanto para a vaga de auditor, o último processo foi em 2014.
Veja também: Edital AFT deve sair no início de 2023
Segundo consta na portaria autorizada para a liberação do certame, a publicação do edital oficial do concurso deverá ocorrer dentro de um prazo de seis meses após a data de publicação da portaria. Desse modo, o limite máximo para a divulgação do edital deveria ser até dezembro deste ano.
Os candidatos que desejam concorrer às vagas do próximo certame podem se preparar com concursos anteriores.
Nesse sentido, é importante lembrar que a a Receita Federal não realiza um novo processo seletivo para o cargo de auditor fiscal desde o ano de 2014. Na época, então, houve a oferta de 278 vagas para a função.
Ademais, o certame teve a Escola de Administração Fazendária (ESAF) como a banca examinadora.
Assim, o processo seletivo contou com provas objetivas e discursivas, além de sindicância de vida pregressa. A etapa objetiva contou com 140 questões, sendo 70 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.
Veja também: Concursos públicos poderão ter mais aprovados
No entanto, para analista, o último concurso ocorreu em 2012. Para este cargo, a prova objetiva teve 135 questões, sendo 75 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos.
Os candidatos também passaram por uma etapa dissertativa e uma etapa de sindicância de vida pregressa.
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, vinculado e subordinado ao Ministério da Economia.
Desse modo, tem como função atuar em atividades essenciais para que o Estado cumpra suas metas e objetivos.
Ademais, funciona como a principal responsável pela administração dos tributos que são competentes a União e aqueles incidentes sobre o comércio exterior. Portanto, estes abrangem uma parte expressiva das contribuições sociais do País.
Além disso, a Receita Federal também:
Assim, são competências da Receita Federal atuar na realização dos seguintes campos: