Você já viu uma girafa sem manchas? Não? Pois saiba que elas existem, ou melhor, ela existe, no singular. Um caso muito raro foi registrado em um zoológico do estado do Tennesse, nos Estados Unidos, no último dia 31 de julho. Uma fêmea que ainda não completou nem um mês de vida, já tem 1,80 metro, mas nenhuma mancha.
“Especialistas em girafas acreditam que ela seja a única girafa reticulada de cor única que vive em qualquer lugar do planeta”, disse Tony Bright, fundador do Bright’s Zoo, à estação de notícias de televisão local WCYB.
Fato é que essa característica fez com que a pequena girafa se tornasse uma espécie de celebridade. No zoológico, milhares de pessoas fazem fila para ver o animal. No facebook oficial do Brights Zoo, foi aberta uma enquete para que o público escolha o nome da pequena. As opções e seus respectivos significados são:
Seja qual for o nome escolhido, o fato é que o zoológico quer aproveitar este holofote para propagar pautas importantes, como a preservação da espécie em todo o mundo. Há uma preocupação dos ambientalistas em relação a diminuição do número de girafas no planeta.
“A cobertura internacional da nossa girafa bebê sem padrão criou um holofote muito necessário na conservação da girafa. As populações selvagens estão silenciosamente caindo em extinção, com 40% da população de girafas selvagens perdida apenas nas últimas 3 décadas”, disse Tony Bright.
No meio do assunto, uma questão pode surgir: afinal de contas, por que as girafas têm manchas? De acordo com biólogos, estas pequenas marcas no corpo destes animais não nascem por acaso. A ideia é que eles usem este formato como uma espécie de camuflagem selvagem.
Neste sentido, é possível afirmar que a nossa pequena girafinha que acabou de nascer sem manchas no zoológico poderia ter um pouco mais de dificuldade para sobreviver em um ambiente notadamente selvagem.
Para além da camuflagem, especialistas dizem que a superfície dessas machas também possuem um sistema de vasos sanguíneos especial, que pode permitir que o animal libere calor e regule a sua temperatura corporal.
Imagine um animal mais alto do que a girafa. Certamente você vai se esforçar muito, mas não vai encontrar nenhum. Afinal de contas, as girafas são os animais mais altos do mundo. Os seus pescoços podem ter quase 2 metros de comprimento. Sua altura total pode varia de 4 a 6 metros.
Ao contrário dos seres humanos, a média de vida de uma girafa é bem pequena. Segundo biólogos, quando está na natureza elas vivem algo em torno de 25 anos. Mas em um zoológico, elas podem se aproximar dos 40 anos.
Sim, as girafas podem beber xixi, sobretudo os machos. Eles bebem o xixi das fêmeas para saber se elas estão prontas para o acasalamento.
Uma girafa mãe precisa esperar algo em torno de 13 a 15 meses para ver o seu bebê nascer. E sim, elas dão à luz de pé, o que faz com que os seus filhotes já nasçam levando um grande tombo. Mas calma. As chances de um grande machucado não são grandes, já que os bebês já nascem com uma grande altura.
Ao contrário de nós humanos, as girafas pouco sentem sede. De acordo com biólogos, estes animais podem passar até dois dias sem beber água tranquilamente. Em compensação, elas podem passar o dia inteiro comendo folhas também tranquilamente.
Outra curiosidade sobre as girafas é que elas sentem pouco sono. Ainda de acordo com biólogos, elas podem dormir algo em torno de 30 minutos por dia. Na maioria das vezes, estes pequenos cochilos são tirados de pé.