A partir de maio, o orçamento mensal de 100 mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família que residem no estado de Pernambuco será aumentado em R$ 300. O programa Mães de Pernambuco, oficialmente lançado pelo Executivo do Recife, será responsável pela concessão desse auxílio prestado pelo governo estadual.
O objetivo é complementar a renda proporcionada pelo programa Bolsa Família do Governo Federal. Assim, é garantindo a essas mulheres uma renda mínima que as afaste da pobreza extrema.
Para serem descendentes para o benefício, as mulheres devem atender aos critérios abaixo:
É importante ressaltar que o programa não é destinado exclusivamente às mães biológicas, mas também aos cuidadores como tias, avós, madrinhas e outros.
As mães que tiverem interesse em participar deverão confirmar sua participação através do portal oficial Mães de Pernambuco até o dia 25 de abril, fornecendo informações como data de nascimento e Número de Identificação Social (NIS). Segundo o secretário de Assistência Social, Fome e Drogas de Pernambuco, Carlos Braga, o processo de seleção dos beneficiários já foi feito com base nos dados do CadÚnico.
A fim de se tornarem aptos a participar do programa Mães de Pernambuco, as mães ou responsáveis ??que estão aguardando a aprovação do Bolsa Família precisam esperar pela liberação deste benefício. Caso tenha dificuldades para acessar o site do programa, é possível obter informações e orientações visitando o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
De acordo com o governo do estado, os pagamentos terão início no dia 13 de maio, após o Dia das Mães, e serão feitos especificamente no quinto dia útil de cada mês a partir de junho. O benefício será mantido enquanto a mãe tiver filhos menores de 6 anos, conforme orientação governamental.
Caso as mães necessitem de mais esclarecimentos ou tenham dificuldades, podem contatar a Provedora Social. Para entrar em contato, é possível ligar gratuitamente para o número 0800-081-4421, enviar mensagem pelo WhatsApp no ??telefone (81) 98494-1298 ou encaminhar um e-mail para ouvidoria@sas.gov.pe.br.
A Ouvidoria Social está à disposição para prestar apoio e orientação às mães participantes do programa, garantindo um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas ou questões relacionadas ao benefício oferecido.