Enem e Vestibular

Questão comentada sobre Funções da Linguagem no Enem

Diversos assuntos são muito recorrentes nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre eles figuram as funções da linguagem.

As funções da linguagem podem ser definidas como formas de emprego da linguagem segundo a intenção ou propósito do falante. Desse modo, as funções podem ser: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Pela recorrência desse assunto no Enem apresentamos uma questão comentada de uma edição do Enem sobre esse assunto. Confira!

Enem 2018 – Questão da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

O cumprimento da função referencial da linguagem é uma marca característica do gênero resumo de artigo acadêmico. Na estrutura desse texto, essa função é estabelecida pela:

(A) impessoalidade, na organização da objetividade das informações, como em “Este artigo tem por finalidade” e “Evidencia-se”.

(B) seleção lexical, no  desenvolvimento sequencial do texto, como  em “imaginário racista” e “estética do  negro”.

(C) metaforização, relativa à construção dos sentidos figurados, como  nas expressões “descolonização estética” e “discurso midiático-publicitário”.

(D) nominalização, produzida por  meio de  processos derivacionais na formação de palavras, como “inferiorização” e “desvalorização”.

(E) adjetivação, organizada para criar uma terminologia antirracista, como “ética da diversidade” e “descolonização estética”.

 

Resposta e comentário

Considerando que, no enunciado, a questão já especifica que o autor do texto emprega a função referencial da linguagem, o estudante deve retomar as características dessa função da linguagem.

Nesse sentido, a função referencial, que é também chamada de função denotativa, tem entre suas características o principal objetivo de informar sobre algo, referenciar um assunto de maneira impessoal. Desse modo, o mais usual na função referencial, é o uso da terceira pessoa, sendo comum em artigos e demais textos acadêmicos, como o próprio enunciado revela.

Assim, é possível observar que a impessoalidade é uma das características do texto da questão, pois é um aspecto “do gênero resumo de artigo acadêmico”. Nesse sentido, a resposta correta é a alternativa A.

Gostou deste resumo? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para acompanhar mais notícias sobre o Enem.
Veja também Enem 2020: Dicas para gabaritar a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/gramatica-no-enem-resumo-sobre-as-vozes-verbais/