A estrutura dos verbos é um dos assuntos que aparecem em provas de concursos e vestibulares e acabam gerando muitas dúvidas entre os estudantes. Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada que exige conhecimento sobre as desinências verbais e sobre correlação verbal. Confira!
O clássico pensador romano Cícero dizia que nada é mais difícil do que conservar intacta uma amizade até o último dia da vida. Para ele, os interesses e mesmo o caráter dos homens costumam variar com o tempo, por conta dos reveses ou dos sucessos por que passamos. As mais vivas amizades da infância podem não resistir aos anos da adolescência, quando grandes transformações nos atingem.
Mesmo para aqueles cuja amizade resiste por muito tempo, há a possibilidade de desavenças políticas porem tudo a perder. Outras violentas dissensões surgem quando se exige de um amigo algo de inconveniente, como se tornar cúmplice de uma fraqueza nossa, ou quando se lhe pede uma providência que esteja acima de suas forças. Mas essas ameaças à amizade não devem enfraquecer a potência desse sentimento; devem nos lembrar o quanto um amigo é precioso, e quão preciosa será a conservação de sua leal companhia.
(Texto Sobre a amizade, de Cláudio Augusto Catilino, inédito)
(A) Muitos não entenderão como um pensador da era clássica, como Cícero, tiver a nos dizer coisas que parecessem ser tão atuais.
(B) Segundo Cícero, nada será mais difícil, numa amizade, do que se enfrentássemos adversidades políticas que se ponham diante de nós.
(C) Muitas desavenças sérias haverão de surgir quando velhos amigos forem levados a confrontar suas antagônicas posições políticas.
(D) Não deveriam jamais ter enfraquecido uma verdadeira amizade aquelas dissensões que vierem a ocorrer ao longo da vida.
(E) Se nos lembrássemos sempre do valor de uma amizade verdadeira, houvéssemos de estabelecer um maior controle sobre as desavenças.
Em primeiro lugar, para responder a esta questão é preciso lembrar de que a correlação verbal diz respeito à coerência entre as formas verbais utilizadas em uma sequência de orações. Tempos verbais e modos devem combinar entre si para que as frases tenham a articulação temporal correta e façam sentido.
Desse modo, é possível avaliar que a correta correlação verbal só ocorre na alternativa C. A frase em C apresenta a correlação entre futuro do presente do indicativo [haverão] e futuro do subjuntivo [forem], mantendo, assim, a relação de tempo coerente.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!