De acordo com o ranking do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, São Paulo é a melhor cidade para empreender no país. Ela segue liderando o ranking, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Enap) e Endeavor.
Nessa pesquisa, que o Notícias Concursos mostrará detalhes dos dados na matéria deste domingo (31), foram analisadas sete categorias: ambiente regulatório, infraestrutura, mercados, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Em segundo e terceiro lugares ficaram Florianópolis e Curitiba, localizadas na região sul do país. Pois, cidades das regiões sul e sudeste compuseram a maioria das 10 primeiras posições. Na tabela de classificação, apenas Cuiabá está em 10º lugar, sendo um local que não pertencem às regiões citadas.
Grandes cidades como Rio de Janeiro e Brasília foram excluídas da lista, com o Rio em 15º e Brasília em 69º. Segundo a Enap, Brasília não mudou muito desde o último ranking em 2020, mas as coisas melhoraram em outras cidades. Portanto, com mais concorrência, Brasília foi eliminada.
Ademais, o objetivo dos rankings do ICE é ajudar os gestores públicos a entender áreas de melhoria e estimular o empreendedorismo nas cidades. Assim, é possível fornecer aos municípios um farol para orientar a tomada de decisões.
O ICE também é importante para que os gestores entendam a importância de dar condições para o desenvolvimento empresarial das cidades. Quanto mais estimulada a abertura de novos negócios, incluindo aqueles que não podem se sustentar, mais fomentação da criação de novos produtos e tecnologias se terá.
A lista não é surpresa para muitos, dadas as condições de vida e estrutura de trabalho apresentadas. Dessa forma, veja os locais considerados “vantajosos” para o mercado.
O estudo avaliou 110 cidades mais populosas do país. Assim, pôde relevar quais são os melhores lugares para empreender.