Educação

Quem foi Darcy Ribeiro na Educação?

“Se nossos governantes não fizerem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construírem presídios”. Você já leu essa frase em algum lugar? Sabe quem disse ela?

A frase é de Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político e educador brasileiro que deixou grandes contribuições para a área no país. Ele também dedicou grande parte de sua carreira para estudar a cultura indígena, trabalhando no Serviço de Proteção ao Índio.

Em 1960, Ribeiro foi ministro da Casa Civil e Educação no governo de João Goulart. E, na década de 1980, com o fim da ditadura militar brasileira, o educador entrou para a política defendendo a bandeira da educação pública e de qualidade.

Conheça mais curiosidades sobre essa figura pública:

  • Darcy participou da fundação da Universidade de Brasília (UnB), e foi também o primeiro reitor. Em 1995, ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UnB, no Teatro de Arena. Nessa mesma ocasião, o campus foi rebatizado com o nome do antropólogo, que morreu dois anos depois.
  • Além da UnB, Darcy foi responsável pela reformulação de várias universidades da América Latina e pela criação de iniciativas voltadas à educação básica. Ele também é autor da famosa frase compartilhada nas redes sociais: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
  • Outro legado que Darcy deixou para a educação foi a sua participação na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, sancionada em dezembro de 1996, e que possui relevância nas medidas que ampliaram o ensino no Brasil.
  • Os Centros Integrados de Educação Pública, conhecidos como CIEPS, também foram concebidos por Darcy, que representava o ponto mais expressivo de sua crença que o ensino básico deveria também ser direcionado para os segmentos historicamente marginalizados.

Você conhece mais algum legado que o educador deixou para o país? Participe deixando seu comentário abaixo.