Uma dúvida muito comum, em tempos de tantos pentes-finos nos programa sociais do Governo, é: quem foi bloqueado no Bolsa Família ainda pode receber? Como isso seria possível? O que deve ser feito?
Se você também tem essas dúvidas, acompanhe o nosso guia de hoje e esclareça tudo sobre esse assunto.
Quem foi bloqueado no Bolsa Família ainda pode receber?
Em primeiro lugar, é importante entender o motivo pelo qual o bloqueio aconteceu. Se houve um bloqueio por conta de fraude, obviamente haverá maiores dificuldades de receber o benefício novamente. Em contrapartida, se você teve o benefício bloqueado apenas por conta de ter se esquecido de atualizar os dados da sua família, há possibilidades de reaver os pagamentos mensais.
Sendo assim, podemos pensar em alguns cenários:
- Bloqueio sem causas lícitas: Quando o bloqueio está associado com a falta de atualização, alguma regra que não foi atendida (como a falta de frequência escolar das crianças), ou alguma informação foi passada equivocadamente no momento da atualização do cadastro, mas sem má fé, é possível regularizar. Se houver a possibilidade de resolver esse impasse, há possibilidade de receber o benefício novamente.
- Bloqueio por causas ilícitas (proibidas) no programa: Em outros casos, pode haver o bloqueio por conta de situações ilícitas. É o caso de uma família de 5 pessoas fazer 5 cadastros no Bolsa Família, alegando que cada um é uma família unipessoal, quando, na verdade, isso é mentira e é feito apenas para receber mais do Bolsa Família mensalmente. Aqui, dificilmente o pagamento será liberado novamente, a não ser que a família regularize a situação e atenda às regras do programa.
- Bloqueio relacionado à renda: Outro ponto que pode fazer com que o bloqueio aconteça é quando há alterações na renda per capita da família. Se essa renda ultrapassar o limite do programa, inclusive o limite da Regra de Proteção, ficando acima de R$ 660 por mês, automaticamente ocorre o bloqueio e posteriormente o cancelamento do Bolsa Família. Aqui, não há como receber novamente o benefício, apenas se a família voltar a perder renda e se encaixar novamente no teto de renda per capita de até R$ 218.
Perceba que são muitos cenários. Portanto, quem foi bloqueado no Bolsa Família ainda pode receber desde que regularize a sua situação e esteja dentro de uma situação lícita, ou seja, sem ter cometido fraudes.
O que fazer no caso do bloqueio de Bolsa Família?
Como vimos, quem foi bloqueado no Bolsa Família ainda pode receber, mas para isso é necessário fazer com que o seu cadastro fique regular novamente. E como isso pode ser feito? Primeiro, é preciso entender os motivos pelos quais o bloqueio verdadeiramente aconteceu.
Depois disso, você pode procurar o CRAS próximo da sua casa para poder regularizar a situação, atualizando dados, informações, etc. Assim, você consegue verificar se no caso da sua família é possível receber o benefício novamente.
E lembre-se: antes de tirar conclusões precipitadas, é importante compreender de fato o que aconteceu com o seu cadastro, ok?