Saber quem desbloqueia o Bolsa Família é muito importante para que você saiba a quem recorrer quando houver essa necessidade. Afinal de contas, não dá para, simplesmente, ficar sem o pagamento de uma hora para outra, não é mesmo?
Porém, o que deve ser feito? Neste texto, esclarecemos essas e outras questões sobre esse assunto. Continue lendo e entenda quais são os setores responsáveis por desbloquear o Bolsa Família.
Logo abaixo, explicamos, com mais detalhes, quem desbloqueia o Bolsa Família em casos específicos. Além disso, apresentamos as situações nas quais esse desbloqueio pode não acontecer. Acompanhe e tire as suas dúvidas:
No Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, você pode fazer o desbloqueio do seu Bolsa Família. Entretanto, para isso acontecer, você deverá levar os seus documentos pessoais, assim como os documentos da sua família, para atualizar as informações e deixar tudo em conformidade.
Porém, caso alguma irregularidade tenha sido detectada, pode ser que o bloqueio não seja resolvido dessa forma. Por exemplo, se foi constatado que a renda da sua família aumentou e ultrapassou o limite do Bolsa Família, e isso é realmente verdade, não haverá como desfazer o bloqueio.
Afinal de contas, a sua família não está mais dentro das regras do programa, o que a torna impossibilitada de ser incluída neste momento. No entanto, caso vocês percam essa renda que têm hoje, e voltem a se enquadrar nas regras do programa Bolsa Família, poderão procurar o CRAS novamente para regularizar essa situação.
A partir disso, haverá a possibilidade de você realmente desbloquear os seus pagamentos.
Em alguns municípios, existe um setor específico para o cadastro no CadÚnico. E como o Bolsa Família está intimamente ligado a esse cadastro, você pode procurar esse setor para fazer o desbloqueio.
Nesse caso, é bem provável que o atendente faça algumas perguntas para você, visando atualizar o cadastro e manter tudo nos conformes. Novamente, se houver alguma irregularidade específica no seu cadastro, será necessário regularizar antes de desbloquear.
Além disso, caso seja uma irregularidade ou incompatibilidade com as regras do programa, não haverá a possibilidade de você voltar a receber o benefício no momento. Porém, não se preocupe com isso antes de procurar o atendimento. Apenas após a análise dos especialistas é que você poderá entender o que pode ter acontecido e se há chances de você desbloquear o seu cadastro nesse momento ou não.
Como vimos, quem desbloqueia o Bolsa Família é basicamente o CRAS ou o setor do CadÚnico do seu município. Inclusive, pode ser que você encontre esses dois setores em um mesmo local.
Ao chegar no posto de atendimento, você deverá apresentar os documentos solicitados para tentar desbloquear o seu Bolsa Família. Se for possível regularizar a situação, você poderá, sim, receber novamente. Caso contrário, pode ser que o bloqueio permaneça, dependendo da situação.
Para saber se há possibilidades no seu caso, procure os setores que citamos e tire as suas dúvidas.