Nesta quinta-feira, 23 de julho, o IBGE fez a segunda divulgação do mês da Pnad Covid. De acordo com a pesquisa, cerca de 29,4 milhões de brasileiros receberam algum tipo de auxílio emergencial relacionado à pandemia do novo coronavírus em junho. O número representa 43% dos domicílios.
O número de brasileiros que receberam alguma ajuda do governo abrange, por exemplo, o auxílio emergencial de R$ 600 e o benefício emergencial de preservação do emprego e da renda. Cada lar brasileiro recebeu uma média de R$ 881. Nas regiões Nordeste e Norte, o recebimento chegou a atingir 58,9% e 60,0% dos lares, respectivamente.
Ainda de acordo com a pesquisa, quando comparado maio, junho teve 3,1 milhões de domicílios a mais beneficiários. Em maio, cerca de 38,7% dos domicílios haviam recebido algum auxílio do governo para amenizar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
Em comparação a maio, a taxa de desemprego aumentou em junho. Mês passado, essa taxa foi de 12,4%, um aumento de 1,7% em relação a maio, quando era de 10,7%. O número de desempregados cresceu em todas as regiões do Brasil.
Entretanto, não é possível comparar esse estudo com os da Pnad Contínua, que verifica a taxa de desemprego oficial do país. A Pnad Contínua usa metodologia diferente, coleta dados durante três meses e abrange um número maior de lares.