O Brasil não conquistou medalhas olímpicas no rugby nas Olimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. Mas a modalidade rendeu aos brasileiros uma outra espécie de raridade: moedas produzidas pelo banco central.
Estamos falando de peças que foram produzidas pelo BC com o objetivo de homenagear os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O rugby foi uma das modalidades escolhidas para representar essas peças. A escolha aconteceu mesmo considerando que esse esporte não é dos mais populares do Brasil.
As moedas olímpicas do rugby seguem circulando pelo país neste exato momento. Isso significa que qualquer pessoa pode encontrar essa peça a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo. Mas ao encontrar o exemplar, você provavelmente vai se perguntar: quanto vale essa moeda?
Variantes e grau de conservação
Em condições normais, para que uma moeda seja considerada valiosa é preciso prestar atenção em dois pontos. São eles:
- O grau de conservação do exemplar;
- A presença de variantes e erros específicos.
Se a sua moeda não tem um grau de conservação elevado, e nem conta com variantes ou erros específicos, é provável que ela não tenha um bom valor de revenda. Mas existem exceções.
A moeda do rugby
Abaixo, você pode conferir quais são as principais características das moedas de 1 real que fazem homenagem ao rugby no Brasil, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: inox+bronze;
- Diâmetro: 27,0 mm;
- Peso: 7,00 g;
- Espessura: 1,95 mm;
- Bordo: serrilhado interm.;
- Eixo: reverso moeda (EH);
- Circulação: de 17/04/2015 a atual;
- Desenho do Anverso: Imagem representando o Rúgbi, logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dístico BRASIL;
- Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.
Os valores das moedas
Imagine, portanto, que você encontrou a moeda de 1 real do rugby em um trocado no comércio. Afinal de contas, qual é o valor dessa peça considerando que ela não conta com um grau de conservação elevado, e nem com a presença de uma variante ou erro específico?
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, uma peça comum de rugby deve ser vendida nesse ano de 2024 por R$ 2, ou seja, pelo dobro do seu valor facial.
Na prática, isso significa que você poderá sempre dobrar o seu valor todas as vezes que encontrar uma peça de 1 real do rugby. Se você encontrar 50 moedas como essa, por exemplo, poderá ganhar R$ 100.
Mas caso você encontre peças com graus de conservação ainda mais elevados, o seu ganho pode ser multiplicado. Veja na imagem abaixo:
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- SOB
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- FC
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.